quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Nas maiores cascatas de Marrocos!




O nosso sexto dia de viagem em terras Marroquinas foi passado, na sua maior parte, na região montanhosa do médio atlas- mais concretamente em Ouzoud- pequena aldeia e território de tribos berberes ("ouzoud" significa "azeitona" em língua berbere), onde existem as maiores e as mais bonitas cascatas de Marrocos, a duas horas de autocarro de Marrakesh, na direcção de Fez!



Depois da passagem por vários olivais (não é de estranhar a imensa variedade de azeitonas na alimentação do país) chegamos...



Chegamos ao enorme desfiladeiro de Oued El  Abid, um abismo natural rico em vegetação luxuriante com impressionantes quedas de água vindas dos topos das falésias avermelhadas, a uma altura superior a cem metros (o seu efeito é mais surpreendente por só as conseguirmos ver depois da caminhada à volta das oliveiras, no final do caminho)!




Depois vimos um grupo de macacos ("macaco-de-gibraltar"), uma espécie ameaçada que só se encontra no atlas e no rochedo de Gibraltar e único primata em liberdade na europa (para além do homem)!




E ainda fizemos um pequeno passeio num destes barquinhos (na foto seguinte) desde uma margem do rio até à outra, com pausa para fotos (como na primeira), antes do rico almoço composto por tajine de frango, um dos poucos pratos existentes no pequeno restaurante (sem sinal de rede mas com vistas fantásticas sobre as cascatas), indicado pelo nosso divertido guia (contactos: Azelmad Hamid; tlf- +212 (0) 6 66 64 91 46; e-mail: azelmad.hamid@hotmail.fr; FB: riad.hamid.ouzoud)!






 E até um admirável arco-íris, no cimo, bem perto do inicio das várias quedas de água, mais largas aí, por causa dos canais existentes na alimentação de vários moinhos!










11 comentários:

  1. Incrível *.*
    Adorei a foto do macaco!

    r: Muito, muito obrigada

    ResponderEliminar
  2. Que lugar lindíssimo !! Adorava visitar;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que lugar lindo, fantástico!

    Bom fim-de-semana.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa semana também para ti e bom regresso aos estudos! Beijinho.

      Eliminar
  4. Desconhecia que havia cascatas em Marrocos, para mim só haveria areia !!! Espectacular ! Quando ao único primata em liberdade na Europa permita que corrija, pois há outro, o homem, nem mais !!! Com o de Gibraltar são dois... a menos que não esteja em liberdade...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Tão lindoooo, quem me dera a mim um dia poder ver isso por perto. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Que paisagem maravilhosa! Temos em comum a paixão por viagens, recentemente também criei o meu blogue onde tenho partilhado as minhas experiências. Mas ainda está muito verde! Gosto tanto quando encontro outras pessoas com o mesmo gosto por viagens, de ler as suas experiências e retirar ideias para futuras aventuras :p Enfim, como disse no comentário anterior, Marrocos é uma grande falha minha. Adoraaava conhecer mesmo. Um dia!

    ResponderEliminar