segunda-feira, 20 de julho de 2015

Em Arraiolos (parte 4)!

Safa, que calor (neste momento, também)! Alguns minutos (mais do que os que desejaria) depois das duas da tarde e estamos prontos (após o almoço no centro da vila mas com serviço de pagamento demoradoooo) para mais uma visita enológica!

Surpreendentemente comecei a gostar deste tipo de visitas (ou será que comecei a gostar mais de vinho/alcool?)  e surpreendentemente consegui marca-la na noite do dia anterior, ao jantar, para o Monte da Ravasqueira (depois do meu marido ter elogiado tanto o vinho branco, do repasto, a um dos responsáveis do enoturismo dessa adega, que por acaso também se encontrava a jantar no mesmo restaurante que nós!).



No Monte da Ravasqueira, o Pedro (outro responsável do enoturismo) faz-nos a visita guiada a esta herdade, pertencente à família Mello há várias gerações, situada a poucos quilómetros de Arraiolos!

Além do vinho (só no inicio deste século), do turismo rural, também existe a comercialização da cortiça, do mel, do azeite, a criação de gado bovino e a engorda de porco preto!


Toda só para nós, iniciamos a visita no museu das atrelagens! Alguns espaços ao ar livre e duas salas estão ocupadas com vários coches e arreios, uma rica coleção iniciada pelo empresário José Mello, um grande apaixonado por cavalos, entretanto falecido, pai dos atuais proprietários!












Até chegarmos ao processo de laboração do vinho propriamente dito, passamos por algumas das várias vinhas. Estas fazem parte dos 45 hectares e cada uma delas distingue-se pelo nome e casta(s) diferente(s) de uva.



Inspirada nas adegas da Califórnia, contou com a forte experiência de várias pessoas especializadas na área e com um programa informático desenvolvido, ali, mesmo no Monte da Ravasqueira!




Após termos visto a maquinaria do processo de fabrico do vinho (que não estava em funcionamento) fomos para a nossa parte favorita: a de prova de vinhos!
Provamos três diferentes (começamos com um branco, depois um rosé- o meu favorito- e por último, um tinto) e no final ainda saboreio um quarto copo do meu favorito. Comprei ainda duas garrafas e ainda me ofereceram uma outra, do vinho branco que o meu marido tanto apreciou (eu, não assim tanto), já na loja!

[Preço da visita com degustação de 3 vinhos no final: 12€/pessoa mas existem outras opções, ver site: www.ravasqueira.com/]






Despedimo-nos de Arraiolos (bebendo muita água para evitar a desidratação) e é hora, hora de regressar até ao algarve!

2 comentários: