quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Marraquexe à vista (parte 1)!

Se pudesse definir com uma única palavra a cidade de Marraquexe, diria "extenuante"! Porque, apesar de não ser a capital de Marrocos (que é Rabat), é uma das cidades mais visitadas turisticamente. E cansativa, também!

O seu cartão postal, sem dúvida, é o minarete da mesquita Koutoubia, o edifício mais elevado da cidade (nenhum outro pode ser construído mais alto), embora a atração principal desta cidade seja a maior praça de toda a áfrica: a Jemaa El Fna (e se de dia, é uma coisa, à noite tudo se transforma)!




Mas existem muitas mais atrações a serem descobertas nesta cidade. Venha, agora, descobri-las comigo!

 Antes, disso...

domingo, 22 de novembro de 2015

Dicas e preparativos de viagem para: Marrocos!

Marraquexe à vista!


Cheguei há poucos dias, de mais uma viagem, mas desta vez ao continente africano, mais concretamente a Marrocos, numa viagem relativamente económica mas recheada de cheiros, cores, contrastes e sabores, aliada a uma cultura e religião bem diferentes, aqui tão perto!

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Para degustar e descobrir em Mora (alentejo)!

No comecinho do mês de Agosto aproveitamos para fazer mais um passeio (e mais uma dormida) no alentejo, quase na fronteira com o vizinho ribatejo- mais concretamente, em Mora- a poucos quilometros de Arraiolos (e a uma hora de carro de Lisboa e a meia hora de Évora)!




Além da visita ao fluviário- o objectivo principal desta escapadinha- aproveitamos um pouco da praia fluvial do gameiro, perto da pista internacional de pesca, considerada uma das melhores da europa e visitar uma capela muito original em Pavia! Além disso, achamos por mero acaso um restaurante maravilhoso (ops...de novo, comida!) onde comemos uns bons nacos de carne saborosos e o melhor bacalhau à brás de todos os tempos!



quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Para degustar e descobrir na região de Monchique, o topo do algarve!

Este é mais um daqueles posts que comecei há meses mas agora tomei vergonha na cara, deixei a preguiça de lado (decididamente para procurar as fotos) e decidi compartilhar convosco um dos melhores locais do algarve!




Sabe, um daqueles sítios aprazíveis e que nos dão uma paz e tranquilidade imensa. Pois bem, a região de Monchique é assim e não me canso de repeti-la vezes sem conta, em visita, com amigos, família e até com amigos e familiares dos amigos!

Ali, no topo do algarve deixo-vos, agora, alguns dos melhores restaurantes (continuando o "negócio" de comida do post anterior) onde almoçei/amos e/ou lanchei/amos nestes últimos dois anos e a pequena mas bonita igreja matriz da vila, além das vistas fenomenais (e naturais, como nas duas fotos seguintes, tiradas na Fóia) sobre uma outra parte da região algarvia!

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Em modo rota dos petiscos 2 (algarve)!

À semelhança dos anos anteriores, este ano voltei, novamente, à rota dos petiscos! Acontece que bati o meu próprio recorde de número de rotas provadas e número de acompanhantes [12], pois em alguns fui sozinha mas na maioria fui acompanhada pelo meu marido, amigos e colegas! Também existiram algumas diferenças, nomeadamente a nível do preço e não só...

Venha, então, comigo conhece-las, este ano!


A nível do preço, as rotas salgadas passaram a ser de 3€ (contrariamente aos 2,5€ das edições anteriores; enquanto que as doces continuam a ser 2€) e a nível de localização, também, se alargou à Monchique [o que foi ótimo, para mim, que tive de ir duas semanas seguidas para as termas das Caldas de Monchique]!

Mas chega de blá, blá, blá e vamos lá conhecer essas rotas e essas fotos!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

No (único) museu de cera no algarve (parte 2)!

Se não tivessem existido os descobrimentos, de certeza que não haveriam mais de 240 milhões de falantes na língua portuguesa e a língua oficial em mais sete países, além de Portugal (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste)! 

Embora a maior influência seja o latim, mais de um milhar de palavras portuguesas tem origem no árabe (principalmente as iniciadas começadas por al- ou ode-). E verdade seja dita, na epopeia dos descobrimentos, com a descoberta de novas terras, novos produtos, como animais, plantas e frutos desconhecidos, foram trazidos e com eles, as suas denominações originais (como "jangada", "pijama", "biombo", "banana", "girafa", "ananás", "amendoim", "cacau") que permaneceram no nosso vocabulário, até hoje!

Obviamente, que também muitos dos termos foram levados para essas terras distantes, tais como "kadera" (cadeira), "varanda", "kamisa"(camisa), "terigo" (trigo), "furasuko" (frasco), "bisukettu" (biscoito), "kesu" (queijo), "sapatu"(sapato), "lozo" (arroz) ou "matelo" (martelo)!





Continuando a "saga" dos descobrimentos, no único museu de cera do algarve, partimos agora...




segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Aniversário à porta, cara nova (do blog, é claro)!






Enquanto andava por aqui na segunda parte do museu de cera no algarve- o museu dos descobrimentos- a Joana rapidamente alterou quase toda a estrutura do blog, a meu pedido, pelo que faço já este post!

Mas quem é a Joana exatamente, perguntam-me vocês? E, afinal, o que mudou, aqui, no blog:

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

No (único) museu de cera do algarve (parte 1)!


                      


"Uma tempestade se aproxima! Uma caravela, que mais se parece com uma pequena casca de noz, ameaçada de ser bebida pelas ondas tenebrosas de um imenso oceano revolto, ali continua. Os seus habitantes, umas poucas dezenas de homens, também são constantemente ameaçados, não só pelas tempestades com ventos fortes e ondas- vagas que ultrapassam por vezes, mais de dez metros de altura, como também pelas muitas doenças! 

Os víveres escasseiam. Os vegetais e frutas já acabaram e os poucos animais vivos trazidos vivos a bordo também já rareiam, à exceção de algum roedor, que por ali ande à volta de biscoitos secos, que ainda restam, que não viverá por muito mais tempo. O pouco peixe é consumido crú e todos dormem no convés (à exceção do capitão). 

A higiene é quase inexistente e as necessidades fisiológicas são deitadas borda fora. As atividades principais são a reparação, a limpeza e a manutenção do barco enquanto que os poucos momentos de lazer são ocupados por jogos ilícitos de cartas ou de dados. Os castigos são frequentes- um dos piores deles todos será ir pró c******!

domingo, 27 de setembro de 2015

No castelo de Alcácer do Sal!

Numa das povoações mais antigas do ocidente, fundada pelos fenícios, há três mil anos atrás, ergue-se um castelo (em árabe: al-Qasr) com uma vista soberba sobre o rio Sado, esse rio que (invulgarmente) corre do sul para norte!

Estávamos, então, no castelo de Alcácer do Sal, visitado por nós há uns bons meses, mais precisamente no dia trinta de Março [o primeiro dia do ano em que me atrevi a andar de manga à cava], bem antes da viagem à Madeira! Ou seria mais numa pousada de Portugal?

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Lugares (pouco) assombrosos: Palácio Fonte da Pipa!



  
Deixem-me fazer-vos só a seguinte pergunta: qual foi o sitio onde já sentiram mais medo na vossa vida, até agora? Em casa? Na rua? Ou então numa espécie de local abandonado, como este?



Euforia! Adrenalina! Medo! Mas porque é que eu não saí, dali, a sete pés para fora? Afinal, encontrava-me em propriedade privada e nem a inscrição "morre" na parede principal me dissuadiu de entrar. Mas como não precisava de arrombar nem portas e nem entrar à socapa pelas despedaçadas janelas, entrei e subi até ao primeiro andar e depois até ao telhado, onde já faltava uma boa parte do mesmo.

Estremeci.

O céu azulado dava, então, lugar a um céu tenebroso acinzentado! Desci e ouvi um grito demasiado humano e depois senti um sopro gelado a passar pelo meu corpo (seria o vento?). Vi, então, um homem caído no chão, numa das divisões, com o sangue a escorrer-lhe do nariz e da boca e outros dois corpos ao lado, também...

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Na capital financeira da Suíça: Zurique (parte 2)!





Onde é que tínhamos ficado mesmo,  no post anterior? Ah, pois, na Grossmünster de Zurique! Bem, o free tour acabava ali mesmo e depois de ter deixado algumas moedas no envelope como retribuição fiz-me à estrada, como quem diz, fiz-me às ruas da cidade, verdadeiramente a "solo"! O tempo continuava maravilhoso (e eu bem arrependida de não ter trazido manga curta) e agora era altura de desbravar um pouco do resto da cidade...

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Na capital financeira da Suíça: Zurique (parte 1)!





São nove e um quarto da manhã, sexta-feira, dia 10 de Abril, o meu penúltimo dia na Suíça (é o penúltimo, mas no dia seguinte não vou conseguir visitar nada, pois apesar do voo ser só no final da tarde, tenho de estar na paragem rodoviária de Sihlquai (Zurique) ao meio dia, para depois seguir viagem de autocarro até ao sul da Alemanha)!

Pois bem, hoje vou explorar um pouco da capital financeira, quase sempre sozinha, numa das cidades mais caras da Suíça: Zurique, vinda de comboio, uma viagem rápida e confortável até à estação central da cidade! Ali, uma confusão, nunca vista...

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Na maior cidade da Suíça central (Lucerna)!



Quase saída de um conto de fadas, Lucerna (Luzern ou Luzerne) transporta-me para um mundo do faz de conta, deste país surreal!

Fico hipnotizada com os seus extraordinários edifícios (alguns autênticos casas de bonecas), as suas antigas pontes de madeira contadoras de histórias (uma delas é o cartão-postal da cidade), as suas pouco rebuscadas igrejas, o seu enorme lago brilhante (Lucerna) cheio de cisnes (a evidenciar a boa qualidade da água)...

E das montanhas nevadas até às suas nobres muralhas medievais tudo é extremamente bonito, ainda para mais, está um dia fantasticamente azul e MA-RA-VI-LHO-SO!

Um dia, sem dúvida, para recordar!

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Introdução à Suíça!

Ali estava eu, finalmente, na Suíça! Um daqueles países que ambicionava conhecer há muito! E não precisei de pensar muito para o fazer desta vez...sozinha [o meu marido tinha de estar a trabalhar neste período]! Afinal, tinha alojamento gratuito na casa de uma ex-colega e amiga e arranjado uma passagem barata pela Ryanair, a partir de Faro para o sul da Alemanha e depois um autocarro (quase) direto até ao centro de Zurique!

Soube imediatamente que estava a passar pela Suíça, no avião, pela paisagem maravilhosa dos vilarejos, lagos e montanhas nevadas. [A expressão "até me apetece ganir", como diria uma das minhas colegas de trabalho, seria aqui bem aplicada!]

Na realidade, um dos países mais bonitos, paisagisticamente falando! Não falando de tudo o resto como o nível de vida elevado (um dos rendimentos per capita mais elevados do mundo), da preservação ambiental, da elevada industrialização, da forte agricultura e grandes exportações (relógios, têxteis, produtos farmacêuticos, lacticínios e como não podia deixar de ser os famosos: nham...nham...chocolates), além do turismo (principalmente por causa dos seus desportos de inverno).

Embora, na realidade, nem tudo "sejam rosas"...

sábado, 8 de agosto de 2015

Para desgustar e descobrir em Cádis (parte 2)!



Após umas boas horas passadas numa das praias de Cádis (a água estava ótima mas um pouco desconfortável quando nadávamos por causa das rochas submersas, por debaixo de nós) fomos tentar encontrar um restaurante onde pudéssemos alimentar-nos decentemente. Tarefa difícil, pelo menos nessa noite! E nada de grandes atrações visitadas nesse dia! Pelo menos nesse dia...

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Fim de semana em Cádis (parte 1)!

Se por um lado adoro passear e visitar vilas e cidades de Portugal, por outro, gosto de visitar recantos desconhecidos de outros países, como a nossa vizinha Espanha, alguns bem bonitos, outros nem por isso...

Cadiz? Ou Cádis? Para nós, uma cidade desconhecida mas não para os milhares de turistas que a frequentam anualmente, principalmente por causa das suas largas e arenosas praias, desta cidade considerada a mais antiga do ocidente!
Sábado, 11 de Julho, 9 da manhã. Partida! Campos de girassóis a perder de vista, arbustos floridos a servirem de separadores da autoestrada (paga!), vinhedos (para o fabrico do celebre "xerez" da região), várias arvores de fruto e uma enorme fila por causa de um acidente à saída de Sevilha...e voilá, algumas horas depois, chegamos!

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Em Arraiolos (parte 4)!

Safa, que calor (neste momento, também)! Alguns minutos (mais do que os que desejaria) depois das duas da tarde e estamos prontos (após o almoço no centro da vila mas com serviço de pagamento demoradoooo) para mais uma visita enológica!

Surpreendentemente comecei a gostar deste tipo de visitas (ou será que comecei a gostar mais de vinho/alcool?)  e surpreendentemente consegui marca-la na noite do dia anterior, ao jantar, para o Monte da Ravasqueira (depois do meu marido ter elogiado tanto o vinho branco, do repasto, a um dos responsáveis do enoturismo dessa adega, que por acaso também se encontrava a jantar no mesmo restaurante que nós!).


segunda-feira, 6 de julho de 2015

Em Arraiolos (parte 3)!

Há uns bons meses atrás, nem sei precisar bem onde (aqui na net), eis que "encontro" esta atração da Aldeia da Terra, situada a poucos quilómetros de Arraiolos, uma vila já anteriormente admirada por mim [há anos] numa visita de estudo de Têxteis às tapeçarias de Arraiolos e Portalegre!

Pois bem, na Aldeia da Terra intitulada como "a aldeia mais caricata de Portugal" podem ser vistas quase 1500 personagens, mais de 300 casinhas, 175 viaturas e mais de dois mil adereços, totalizando 4172 peças de barro (dados de 31/05/15)!



terça-feira, 23 de junho de 2015

Em Arraiolos (parte 2)!

A atração número um da terra é, sem dúvida, os seus famosos tapetes (eu própria já fiz uma almofada e iniciei um tapete que nunca acabei, há anos). Pois bem, depois de uma curta visitinha ao castelo, este um pouco abandonado, uma paragem (e custo simbólico!) no centro interpretativo do tapete, logo ali no centro histórico, na praça do município,  instalado num antigo hospital, de estilo manuelino e que serviu de abrigo a pobres e peregrinos!




segunda-feira, 15 de junho de 2015

Em Arraiolos (parte 1)!

 Corria o ano de 1422! D. Nuno Álvares Pereira (um nobre guerreiro português) habitava o paço do castelo de Arraiolos desde 1415, neste inconfundível castelo circular (raro no mundo) edificado por D. Dinis, no século XIV!



Posteriormente abandonado, por ser um local demasiado ventoso e isolado, aqui é possível observar várias igrejas entre o casario da vila, colina abaixo, como as casas senhoriais e outras casas mais modestas com as suas fachadas caiadas de branco. Além disso, escavações arqueológicas revelaram antigas tinas de tingir a lã, necessárias à produção dos famosos tapetes de Arraiolos (atualmente, na candidatura à património mundial da humanidade) e não só!