quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Em modo rota dos petiscos 2 (algarve)!

À semelhança dos anos anteriores, este ano voltei, novamente, à rota dos petiscos! Acontece que bati o meu próprio recorde de número de rotas provadas e número de acompanhantes [12], pois em alguns fui sozinha mas na maioria fui acompanhada pelo meu marido, amigos e colegas! Também existiram algumas diferenças, nomeadamente a nível do preço e não só...

Venha, então, comigo conhece-las, este ano!


A nível do preço, as rotas salgadas passaram a ser de 3€ (contrariamente aos 2,5€ das edições anteriores; enquanto que as doces continuam a ser 2€) e a nível de localização, também, se alargou à Monchique [o que foi ótimo, para mim, que tive de ir duas semanas seguidas para as termas das Caldas de Monchique]!

Mas chega de blá, blá, blá e vamos lá conhecer essas rotas e essas fotos!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

No (único) museu de cera no algarve (parte 2)!

Se não tivessem existido os descobrimentos, de certeza que não haveriam mais de 240 milhões de falantes na língua portuguesa e a língua oficial em mais sete países, além de Portugal (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste)! 

Embora a maior influência seja o latim, mais de um milhar de palavras portuguesas tem origem no árabe (principalmente as iniciadas começadas por al- ou ode-). E verdade seja dita, na epopeia dos descobrimentos, com a descoberta de novas terras, novos produtos, como animais, plantas e frutos desconhecidos, foram trazidos e com eles, as suas denominações originais (como "jangada", "pijama", "biombo", "banana", "girafa", "ananás", "amendoim", "cacau") que permaneceram no nosso vocabulário, até hoje!

Obviamente, que também muitos dos termos foram levados para essas terras distantes, tais como "kadera" (cadeira), "varanda", "kamisa"(camisa), "terigo" (trigo), "furasuko" (frasco), "bisukettu" (biscoito), "kesu" (queijo), "sapatu"(sapato), "lozo" (arroz) ou "matelo" (martelo)!





Continuando a "saga" dos descobrimentos, no único museu de cera do algarve, partimos agora...




segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Aniversário à porta, cara nova (do blog, é claro)!






Enquanto andava por aqui na segunda parte do museu de cera no algarve- o museu dos descobrimentos- a Joana rapidamente alterou quase toda a estrutura do blog, a meu pedido, pelo que faço já este post!

Mas quem é a Joana exatamente, perguntam-me vocês? E, afinal, o que mudou, aqui, no blog: