domingo, 14 de dezembro de 2014
domingo, 7 de dezembro de 2014
Passeio por Buda 2!
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Passeio por Buda 1!
Como eu já tinha comentado por aqui no blog, a capital da Hungria resultou da unificação de três cidades diferentes: Óbuda e Buda (ambas no lado direito do Danúbio) e Peste (no lado esquerdo). Depois de atravessarmos a Erzsébet hid (ou ponte Isabel), a ponte mais próxima do hotel fomos passar o nosso terceiro dia no lado Buda da capital Húngara!
E (oh gente!) se em Peste está o grandioso Parlamento aqui está situado o Palácio Real, várias termas, igrejas e outros monumentos importantes, o que realmente impressiona são mesmo as vistas (principalmente para o lado de Peste)!
E (oh gente!) se em Peste está o grandioso Parlamento aqui está situado o Palácio Real, várias termas, igrejas e outros monumentos importantes, o que realmente impressiona são mesmo as vistas (principalmente para o lado de Peste)!
sábado, 29 de novembro de 2014
Visita guiada ao Parlamento Húngaro!
Sem dúvida, o cartão postal de Budapeste é o seu Parlamento que domina (quase) totalmente a cidade! É um daqueles edifícios que vemos nas fotos (e de todos os roteiros de Budapeste) e parece colossal mas na verdade...é maior!
Trata-se de um dos maiores parlamentos do mundo, com 18 mil metros quadrados, 268 metros de comprimento, mais de 25 entradas, quase 700 salas e uma sala central com uma enorme cúpula e onde está guardada a coroa do primeiro rei Húngaro (coroado há mais de mil anos atrás)!
Trata-se de um dos maiores parlamentos do mundo, com 18 mil metros quadrados, 268 metros de comprimento, mais de 25 entradas, quase 700 salas e uma sala central com uma enorme cúpula e onde está guardada a coroa do primeiro rei Húngaro (coroado há mais de mil anos atrás)!
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Museu Nacional Húngaro
Primeiro dia em Budapeste! Neste dia, no nosso roteiro estava incluído um tour pedestre gratuito (Free Budapest Walk, às 10.30H na Vörösmarthy Square) à volta da cidade mas mudamos de planos por causa da chuva miudinha de toda a manhã e fomos aprender um pouco sobre a história da Hungria no Museu Nacional Húngaro (Magyar Nemzeti Múzeum, em húngaro).
Dotado de um espólio riquíssimo em artefactos, este foi fundado no século XIX devido à doação de uma importante coleção do conde Ferenc Széchényi, num extraordinário edifício neoclássico cuja escadaria também serviu de palco ao início de uma importante rebelião que mudou a história do país.
Dotado de um espólio riquíssimo em artefactos, este foi fundado no século XIX devido à doação de uma importante coleção do conde Ferenc Széchényi, num extraordinário edifício neoclássico cuja escadaria também serviu de palco ao início de uma importante rebelião que mudou a história do país.
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
Dicas e preparativos de viagem para: Budapeste (Hungria)!
15.11.2014: A menos de 48 horas da viagem para a capital da Hungria, apetecia-me não como habitualmente a apertar no botão do pause mas do fast foward até ao início da viagem, isto porque preciso de trabalhar até pouco mais de 12 horas antes do voo e por isso, desta vez, as "borboletas" não me atacam (entenda-se por "borboletas", distúrbios no sono como insónias e afins).
As duas malas estão mais que prontas, afinal já foram feitas e desfeitas duas vezes (depois de muito ter acompanhado a previsão do tempo para Budapeste, nas últimas semanas, no telemóvel e neste site aqui: http://www.citylive.hu/index.php/duna-part).
Os bilhetes foram comprados pela TAP (www.flytap.com) há quase dois meses atrás mas o voo de regresso foi antecipado (arghhh, para meu desgosto) quinze horas antes, na semana passada.
O transfer, mais económico do que se fosse um táxi, foi feita em http://www.airportshuttle.hu (existe um balcão próprio na saída do pequeno aeroporto onde nos dão todas as indicações). E os dois hotéis também foram marcados, como habitualmente, pela Booking! Resta-me só ir trabalhar, até já!
As duas malas estão mais que prontas, afinal já foram feitas e desfeitas duas vezes (depois de muito ter acompanhado a previsão do tempo para Budapeste, nas últimas semanas, no telemóvel e neste site aqui: http://www.citylive.hu/index.php/duna-part).
Os bilhetes foram comprados pela TAP (www.flytap.com) há quase dois meses atrás mas o voo de regresso foi antecipado (arghhh, para meu desgosto) quinze horas antes, na semana passada.
O transfer, mais económico do que se fosse um táxi, foi feita em http://www.airportshuttle.hu (existe um balcão próprio na saída do pequeno aeroporto onde nos dão todas as indicações). E os dois hotéis também foram marcados, como habitualmente, pela Booking! Resta-me só ir trabalhar, até já!
domingo, 16 de novembro de 2014
Na capital do baixo alentejo: Beja!
Mais um fim de semana bem alentejano! Desta vez, na capital do baixo Alentejo: Beja! Um fim de semana estranhamente quente no início do mês de Novembro, acompanhado de muita comida (e bebida!) típica alentejana. Para animar o pessoal, nada como um bom naco de carne de porco preto regada com um bom alentejano, vinho esse que tem vindo a ganhar cada vez mais reputação no mercado nacional, de uma das maiores regiões (e com maior crescimento) vinícolas do país!
Etiquetas:
Alentejo
Local:
7800 Beja, Portugal
sábado, 25 de outubro de 2014
A arte rupestre do Foz Côa!
Enquanto estava a fazer o último post sobre o norte (Porto) me dei conta que ainda faltava falar de um local no norte de Portugal, que fomos há tempos atrás: Vila Nova de Foz Côa, onde existem vestígios de arte rupestre. Afinal, arte é arte e nada como conciliar arte com história, nem que seja arte com mais de vinte mil anos de história!
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
Na rota do petisco (algarve)!
Ontem terminou mais uma (a quarta!) rota do petisco e, à semelhança do ano passado, lá voltamos novamente. Este ano, os sabores gastronómicos algarve incluíram outras zonas nomeadamente Mexilhoeira Grande e Silves, além das já tradicionais zonas de Portimão, Alvor e Ferragudo!
Venha, agora, comigo conhecer estas boas iguarias da culinária algarvia!
Venha, agora, comigo conhecer estas boas iguarias da culinária algarvia!
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
Um salto até Alcoutim (Portugal)!
Uh-uhhhh! Bora lá dar um saltinho até Portugal, na primeira tirolesa transfronteiriça do mundo?! Uns míseros 40 segundos bastam para nos fazer "voar" os 720 metros de comprimento e passar da terriola espanhola Sanlúcar do Guadiana até Alcoutim, uma pequena vila raiana algarvia.
Mas, antes disso, nada como um belo banho na aprazível praia fluvial do Pego Fundo, situada em Alcoutim e depois a travessia de barco até à outra margem, quero dizer até ao país vizinho: Espanha!
Mas, antes disso, nada como um belo banho na aprazível praia fluvial do Pego Fundo, situada em Alcoutim e depois a travessia de barco até à outra margem, quero dizer até ao país vizinho: Espanha!
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Para degustar e descobrir em: Mértola (Alentejo)!
Como eu comentei no post anterior aqui vos deixo o nome de dois bons restaurantes na zona de Mértola, onde comemos, comemos muito bem! Além disso, compartilho a minha praia fluvial favorita, onde fomos no ano passado e onde regressamos novamente este verão. Como foi bom relaxar ali umas horinhas, heim (ai, só de pensar nisso até me apetece em teletransportar, rs)?!
domingo, 21 de setembro de 2014
Na vila de Mértola!
Embora pareça ter sido retirada das páginas de um romance histórico, Mértola é, hoje em dia, uma pequena vila que passa facilmente despercebida, comparada há séculos atrás, ao perder a sua forte importância enquanto porto fluvial, depois da invasão dos romanos que a denominaram como Mirtylis Iulia e mais tarde, pelos muçulmanos como Mārtulah, sendo que as suas marcas continuam presentes, aliás, bem presentes!
Embarque, agora, comigo em mais uma aventura histórica e conheça o dia (e a noite!) de mais esta bonita vila alentejana!
sábado, 13 de setembro de 2014
No norte de Portugal 4! (Porto)
Relembrando a viagem feita ao norte, há anos atrás...vamos, agora, para o Porto, a capital do norte de Portugal! E dessa vez, tive sorte, muita sorte com o tempo, já que das outras vezes (enquanto universitária e em formação/trabalho) sempre apanhei a Invicta envolvida na sua neblina matinal. Desta vez o dia, a primeira vez do meu marido na capital do condado portucalense (e que mais tarde até deu o nome ao país) foi de sol, muito sol, tanto que até consegui andar de manga curta no final de Outubro!
terça-feira, 9 de setembro de 2014
No melhor miradouro de Lisboa?!
Uma (entre muitas) das vantagens de se ter um blog são as opiniões e dicas valiosas que alguns seguidores dão, quando se publica algo sobre um determinado local. Por isso, depois de publicar o post "Passeio por Lisboa 2" recebi uma dica importante da minha querida Tânia Barreira, a quem agradeço, do blog: http://umolharviajante.blogspot.pt/ para visitar o melhor miradouro de Lisboa, na sua opinião.
E, realmente, não é que tinha razão! Vamos, vamos lá, agora, dar mais voltinha a Lisboa e conhecer este bonito miradouro: o miradouro da Nossa Senhora do Monte!
E, realmente, não é que tinha razão! Vamos, vamos lá, agora, dar mais voltinha a Lisboa e conhecer este bonito miradouro: o miradouro da Nossa Senhora do Monte!
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
No Aquário Vasco da Gama!
Acabo de terminar o post sobre o teatro D. Maria II e apetece-me novamente voltar a Lisboa! Por isso, nada como vos deixar a minha última visita ao Aquário Vasco da Gama, em Abril passado, onde também fiz um estágio de seis semanas (com a minha querida Solange), há quase duas décadas atrás...
Mas antes, depois de ter lido vários comentários no Tripadvisor, deixem-me esclarecer o seguinte: o Aquário Vasco da Gama não é o mesmo que o Oceanário Vasco da Gama, apesar de ambos terem o mesmo nome! Este, último, fica na zona nobre construído de propósito para a EXPO'98 enquanto que o Aquário Vasco da Gama fica perto de Algés, na linha de Cascais, tendo sido construído no final do século XIX.
Etiquetas:
Lisboa
Local:
1495 Algés, Portugal
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Visita guiada ao Teatro D. Maria II!
Catorze de Abril de 2014: como foi bom pisar o palco! E não, não fui representar nenhuma peça! Fui, sim, fazer uma visita guiada ao interior de um dos maiores teatros deste país, num passeio, desconhecido de muitos. O número de visitantes é restrito, a visita é paga e só efetuada às segundas de manhã. São onze e meia da manhã, de mais uma manhã acinzentada na cidade de Lisboa e o Teatro D. Maria II me aguardaaa!
sexta-feira, 29 de agosto de 2014
Na torre de Belém!
Belém! Numa manhã acinzentada de um domingo do mês de Abril fomos a uma das zonas que mais gosto de visitar em Lisboa: Belém! Será por causa da espetacular arquitetura de alguns dos seus monumentos? Será por causa do brilho azulado da água à beira Tejo plantado? Ou será por causa dos seus magníficos pastéis?
Nem sei...
Anteriormente, já lá estivemos a visitar o padrão dos descobrimentos, o mosteiro dos Jerónimos e o museu da arqueologia. Mas desta vez, vamos ver
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
Dublin em 24 horas! (Parte 2)
Com 65 metros de comprimento no salão principal (vista parcial na foto acima), cinco milhões de volumes impressos, incluindo duzentos mil textos antigos, trata-se da maior biblioteca na Irlanda: a biblioteca de Trinity College (universidade fundada em 1592) e conta com excecionais raridades como o manuscrito da proclamação da República da Irlanda, a harpa mais antiga de toda a Irlanda (e a única bandeira do mundo a possui-la) e o Book of Kells, um dos mais importantes manuscritos evangélicos, produzidos entre os século VI-IX.
Esta(va)mos, agora, no sudeste de Dublin, o coração artístico e intelectual desta jovial cidade!
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
Dublin em 24 horas! (Parte 1)
Últimos dois dias de férias e estávamos nós, agora, em Dublin, na capital da República da Irlanda! E, francamente, como as minhas expetativas sobre esta cidade eram baixas, muito baixas (comparando com cidades como a luminosa Lisboa, a exótica Istambul, a animada Barcelona, a grandiosa Paris, a majestosa Londres, a deliciosa Bruxelas ou até mesmo a irreverente Amesterdão), reservei apenas 24 horas para a conhecermos e não é, que até nos surpreendeu!
![]() |
| Na ponte O' Connell (rio Liffey) |
domingo, 17 de agosto de 2014
Kilkenny, uma das cidades mais bonitas da Irlanda!
Recheada de históricos e pitorescos edifícios achei Kilkenny uma das cidades mais bonitas da República da Irlanda! Situado junto ao rio Nore, visitamos o seu castelo, uma das fortalezas mais antigas do país, conhecida durante o século XIII por ter servido de local de reuniões do parlamento inglês.
Além disso, nesta adorável e fofíssima cidade, aproveitamos ainda para relaxar num dos melhores hotéis da região...
Além disso, nesta adorável e fofíssima cidade, aproveitamos ainda para relaxar num dos melhores hotéis da região...
Subscrever:
Mensagens (Atom)
























