segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Em Fátima: o maior santuário de Portugal

Depois da breve visita ao Castelo de Almourol, fomos para o maior santuário de Portugal, localizado em Santa Iria, freguesia de Fátima, local de fé e visitado, por mim, diversas vezes.

Já passou quase um século, desde as aparições da Nossa Senhora a três pastorinhos (1917). Esse local que, descampado outrora, é hoje o maior santuário de Portugal e considerado um dos mais importantes a nível mundial, uma vez que é visitado por mais de 5 milhões de pessoas, anualmente. Na altura, o sitio das aparições foi assinalado com uma cruz de madeira e mais tarde edificada uma pequena capela.

Actualmente, o santuário é constituído por um conjunto de monumentos, um recinto de 86.000 metros quadrados e capacidade para quase 300.000 pessoas.
E mesmo quem não é Católico, a região de Fátima tem mais para oferecer...

Pormenores do Santuário
(à esq: torre da Basílica; à dir: estátuas dos Papas)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Na rota dos Templários: Castelo de Almourol

Quem leu o post anterior a este, reparou certamente que na foto do mesmo encontro-me à frente de um castelo. Trata-se do castelo de Almourol, localizado perto de Vila Nova da Barquinha, região centro de Portugal!




segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Primeiro Aniversário deste blog

Faz hoje um ano que comecei a escrever este blog. Como o tempo passa depressa, parece que à medida que vamos ficando mais velhos, os dias, meses e anos ficam cada vez mais curtos.

 Ainda parece ontem, que comecei, a custo e com medo a escrever o primeiro post. Depois novas ideias, viagens e posts foram sucedendo...confesso que queria ter escrito mais, mas o tempo não abundou, em alguns dias não tinha qualquer inspiração, especialmente depois de um longo e cansativo dia de trabalho.
Parece que às vezes me faltam as palavras, mas no fundo, sinto que cresci a nível intelectual (estou mais curiosa em relação à vida no mundo e em Portugal), a nível cultural (mais culta ???) e talvez mais bonita (vaidosa, estou de certeza, pois quero aparecer bem nas fotos e então descobri que a maquilhagem faz verdadeiros milagres, especialmente depois de uma noite mal dormida....hahaha).





Como nem sempre tive viagens para contar, quis-me debruçar sobre aspectos importantes sobre o Algarve, como as amendoeiras em flor e (gulosa, assumida que sou) e os doces regionais algarvios. Outras viagens passadas como a nossa primeira viagem a dois (em Praga), a nossa lua de mel na República Dominicana, o cruzeiro ao Mediterrâneo e a viagem à Turquia foram aqui descritas. Afinal, estas viagens tinham sido feitas em anos anteriores. Outros posts sobre viagens passadas se seguirão.

Este post está bem curtinho mas representa, por si só, a comemoração deste primeiro ano!