quarta-feira, 14 de setembro de 2011

FIESA

O FIESA (Festival Internacional de Esculturas em Areia) é uma grande exposição de esculturas em areia única no mundo, quer pelo tamanho, quer pela área ocupada pelas mesmas. Cerca de 35000 toneladas de areia são trabalhadas, por vários artistas de diferentes nacionalidades, numa área de 15000 metros quadrados. Este ano, o FIESA está na sua 9ª edição (existe um tema diferente para cada ano) e é subordinada ao tema: Animalândia, que mistura animais e personagens de ficção com bastante humor. Aberto desde 15 de Abril até 15 de Outubro, só este mês é que consegui ir visitar esta lindissima exposição, que a partir de amanhã começa a fechar às 20.00H (nos meses de Verão esteve aberto até às 23.00H).

















A escultura vencedora

Mas a minha favorita era esta...


E em menos de duas horas, a ver estas lindas esculturas de areia, fomos embora, não antes de termos visto um bonito pôr do sol e quase termos sido devorados pelos mosquitos!


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Museu Nacional dos Coches

O Museu Nacional dos Coches foi criado, inaugurado em 1905, pela Rainha D. Amélia (mulher de D. Carlos I, penúltimo rei de Portugal). O local escolhido para a sua instalação foi o edificio do Picadeiro Real do Palácio de Belém, junto à actual residência oficial do Presidente da República e situado próximo do Rio Tejo. Este edificio servia, na altura, como depósito de 29 viaturas da Casa Real. Depois da implementação da República, em 1910, a colecção foi aumentada e feita a sua ampliação (por falta de espaço) com a criação de um anexo no Paço Ducal de Vila Viçosa (ver post Alentejo I).


Entrada do Museu

Num dos museus mais visitados em Portugal (em 2009 foi visitado por mais de 197 mil pessoas), os coches feitos em Portugal, Itália, França, Aústria e Espanha abrangem 3 séculos e tornam-no detentor de uma colecção única no mundo.

A galeria principal é ocupada por duas filas de coches da realeza Portuguesa.




O tecto, lindíssimo, da sala principal apresenta 3 medalhões ovalados: o primeiro com a figura de um cavaleiro (símbolo de Portugal) que está rodeado por 4 figuras femininas, os continentes, identificados por animais (cavalo-Europa, camelo-Ásia, crocodilo-África e arara-América). O segundo, com uma figura feminina segura uma cornucópia (símbolo da abundância e prosperidade) e tem a seus pés, o escudo das armas de Portugal. O terceiro e último, é uma figura que conduz um carro puxado por 2 leões, e simboliza a guerra.




Esta colecção inclui: coches, berlindas (mais leves e rápidas que os primeiros), carruagens, carrinhos de passeios, seges (carruagem de 2 rodas com um só assento), liteiras (caixa com 2 assentos, suportada por 2 varões laterais que sustentavam o peso da caixa e transportadas por animais de carga), cadeirinhas e carrinhos para crianças.


                                                                      Exemplares de Coches



Exemplares de liteiras (atrás: uma antiga e à frente: uma de 2011)


Um dos coches mais bonitos e majestosos, da embaixada do Marquês de Fontes ao Papa Clemente XI, foi construído em Roma, em 1716. Trata-se de uma viatura única com imponentes alçados alusivos aos Descobrimentos e Império Português, com várias figuras em tamanho natural e forradas a folha de ouro. As duas figuras (em baixo) dão as mãos e simbolizam a ligação dos dois Oceanos (Atlântico e Índico) com a passagem do Cabo da Boa Esperança.




Encontram-se, ainda presentes no local, uma coleção de objectos de arreios de cavalaria, armaria, acessórios de cortejo, tapeçarias, uma série de retratos a óleo dos monarcas da dinastia de Bragança e proprietários das viaturas, presentes no museu, assim como a carruagem utilizada no assassinato de D. Carlos e do príncipe herdeiro: D. Luís Filipe.

Objectos de cavalaria


Exposição de tapeçarias


Retrato de D. Amélia



Carruagem (em baixo, à direita, as marcas das balas bem visíveis)


Morada: Praça Afonso de Albuquerque, Belém (fomos de metro até ao Cais do Sodré e depois de comboio até Belém). Horário: das 10h às 18h (última entrada: até às 17h, gratuito aos Domingos de manhã e encerra às Segundas). Preço: 5€.
Neste momento, está a ser construído um novo edificio, próximo a este, a ser concluído no próximo ano para albergar todas as viaturas e até uma oficina de restauro das mesmas.

Em Belém provamos o pastel de cerveja (sim, leram bem...não era de Belém mas sim de cerveja, é parecido com o pastel de feijão)  e descansamos um pouco no jardim do Ultramar, como os demais, numa das zonas mais bonitas e calmas da região de Lisboa.


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Actividades de Agosto (SPA, Fóia, Barragem Stª Clara, Estádio da Luz)

Quando comecei a fazer este post pensei colocar-lhe o título de "Locais a ir ou actividades para fazer, para evitar/minimizar as multidões do mês de Agosto, no Algarve?" Isto porque, no mês de Agosto (contrariamente a todos os outros meses do ano) existem filas para tudo: ir às compras, estacionar o carro junto à praia, jantar nos restaurantes, frequentar os parques aquáticos...assim o plano inicial (para 2+2 dias de folga) era sair do Algarve e rumar até ao centro do país...contudo, os planos foram-se abaixo aquando da minha queda (e desde já, o meu obrigada a todos aqueles que se preocuparam comigo).

Agosto foi, na realidade, um mês de poucas actividades. Por ter ficado imobilizada mais de uma semana, estive  a pôr a leitura em dia, assim acabei os livros: "Anjo Branco" de José Rodrigues dos Santos (que já tinha começado há um tempão), "A Pousada da Jamaica" de Daphne du Maurier, "O Senhor Comendador" de António Neto Guerreiro (um escritor de origem Algarvia a viver no Brasil e que ano passado esteve a oferecer livros gratuitamente em S. B. Messines) e "Será Colombo Português?" de Patrocínio Ribeiro.

Entre as outras actividades efectuadas há a destacar: o jantar com uns amigos e finalmente conhecer a sua querida bébé e prematura Kalina, a manhã bem passada no SPA do Figo, um passeio para tirar fotografias do alto da Fóia,  o piquenique e os belos banhos na barragem de Stª Clara, aproveitar uma ida à Lisboa para fazer uma visita ao Museu dos Coches (a descrição ficará para um próximo post) e assistir a um jogo de futebol do Benfica no Estádio da Luz.
Claro que também fomos à algumas praias (bem, aí não houve nada a fazer com as multidões que invadiram literalmente o Algarve), a destacar as maravilhosas praias de Manta Rota (no sotavento) e a Meia Praia (no barlavento) da região, com água quentinha, longos areais e muitos locais de estacionamento!

As Suites Alba Resort & SPA (há quem o conheça também por hotel e SPA do jogador Figo) situa-se junto à praia de Albandeira (quem for prepare-se, porque a estrada é bem ruizinha até lá) e tem uma vista soberba sobre o Oceano Atlântico. Aproveitamos um voucher da "A vida é bela" para passar uma manhã a exercitar no ginásio, fazer sauna e banho turco, repousar nas camas quentes flutuantes e nadar na pequena piscina interior aquecida e na exterior de água salgada com esta vista maravilhosa.




Do alto da Fóia tem-se uma boa vista (se estiver bom tempo é claro) sobre o barlavento do Algarve, uma vez que é o ponto mais alto do Algarve, com os seus 902 m de altitude e é acessível a partir da estrada de Monchique. Estão lá presentes os equipamentos de telecomunições e passamos lá uma parte da tarde a tirar fotos. Pode-se ainda provar a água das fontes naturais (ou até mesmo encher uns garrafões), situadas mesmo junto à estrada.





Vista de Portimão


 A barragem de Santa Clara é uma das maiores da Europa e um dos pontos turísticos do concelho de Odemira (Alentejo). Sendo um local de sossego, pode-se ir aqui à pesca do achigã, do pimpão e do lagostim assim como para a prática de canoagem entre outros.





E num dos dias, quando tivemos de ir à Lisboa e de ter "arrastado" o meu marido para Belém, depois foi a vez dele de me "arrastar" para o estádio da Luz. De nome oficial, estádio do Sport Lisboa e Benfica também é conhecido por "A Catedral". Estivemos a assistir ao jogo Benfica-Twente, uma equipa Holandesa. E entre gritos, aplausos, assobios e muita emoção, o Benfica venceu por 3-1 e os 99% dos presentes ficaram satisfeitos com o resultado.