quinta-feira, 21 de julho de 2011

Lua de mel em Punta Cana (Julho 2009)

Passamos a lua de mel, na República Dominicana, durante uma semana, mais concretamente em Punta Cana. A República Dominicana é um país das Caraibas, que ocupa 2/3 da ilha Hispaniola (o Haiti é o outro país que ocupa o restante território).

Ficamos alojados no hotel Catalonia Bavaro Beach. Este apesar de já ter alguns anos (abriu em 1996) é bastante bonito, enorme, com grandes espaços verdes bem tratados, lagos, pontes e algumas aves.











 O quarto era grande, uma enorme cama de casal confortável e uma grande banheira mas achei o mobiliário e as roupas de cama um tanto antiquadas.







O buffet era bastante variado, no início, mas ao fim de uma semana já estavamos com saudades das sardinhas e dos carapaus assados. As sobremesas eram boas mas faltavam-nos os nossos queridos pastéis de nata, os bolinhos regionais de amêndoa e os gelados saborosos (do Carvoeiro...então!).

Mas a principal diferença foi, sem dúvida, as pessoas que nos serviam: a cantarolar desde a manhã até à noite, com grande simpatia e paciência. A sua alegria de viver é contagiosa.

Além dos restaurantes buffet (haviam três, um deles ao pé da praia) haviam também os restaurantes temáticos para jantar, antes dos espectáculos nocturnos, no quais o vestuário utilizado devia ser mais formal (os homens não deviam entrar com calções mas sim de calças). Fomos jantar nestes restaurantes: Mexicano, Americano, Italiano e Japonês (o que mais gostei, devido à comida ter sido feita à nossa frente e muito...mas muito saborosa).


Entrada de um dos restaurantes buffet

Preparada para ir jantar


A nossa semana de férias foi quase passada só no hotel, à excepção das duas excursões realizadas (uma foi andar de buggy e outra até à bonita Isla Saona).

No hotel, aproveitamos para ir para a praia, para as piscinas, dançar nas aulas de bachata e merengue, comer e principalmente beber muito, em particular pinacoladas dentro do bar da piscina (punham pouco alcool mas depois de uma meia dúzia delas....hahaha).


O bar da piscina

Praia privativa do hotel Catalonia



O passeio de buggy foi muito giro. Inicialmente, fomos numa carrinha desde o hotel até ao local onde haviam os buggies. Depois de reunido o grupo (e de nos tentarem impingir a comprar alguns lenços para protegermos a cara) fomos dar um passeio vendo as casinhas rústicas e a população local até chegar a uma cascata natural interior, onde se pode tomar banho, e depois até à magnifica playa del Macao onde tomamos banho (e depois de estarmos completamente enlameados, que bem que soube)!


O nosso buggy

Playa del Macao (uma das melhores praias em que estive)

Na excursão à Isla Saona, fomos de autocarro passando por Higüey (vimos a enorme e bonita basílica de La Altagracia) e depois paramos em Altos del Chavon. Aqui está representada uma réplica de uma vila mediterrânica do século XVI com uma linda vista sob o rio Chavon. Começou a ser construida em 1976 e inaugurada em 1982, considerado o centro cultural do povo dominicano, existem aqui galerias de arte, restaurantes, lojas, um museu, uma escola de design, uma igreja e um magnifico anfiteatro em estilo Grego, com lotação para 5000 lugares (onde têm sido realizados grandes espectáculos musicais).


Vista para o rio Chavon


Anfiteatro


E de Bayahibe apanhamos uma lancha rápida para Saona. A uns km da costa desta ilha, paramos e estivemos a nadar no lindo mar azul turquesa, característico das Caraíbas.




Depois do almoço e de uns banhos de mar e de sol, viemos de catamaran dançando ao som dos ritmos calientes da bachata, do merengue e da salsa (e os nossos copos cheios de cola e rum)!


Isla Saona

E no final da semana, ao som de umas bachatas fomos para o aeroporto mais original que vi até hoje (o telhado é coberto de folhas de palmeira) e embarcamos para a parte mais chata de toda a viagem: o voo de regresso (o qual não dormi nada, para variar, devido ao choro de algumas crianças e ao friozinho, durante toda a noite).




segunda-feira, 18 de julho de 2011

O nosso casamento

Faz hoje dois anos que casamos...

Sabem aquelas cerimónias de casamento com 300 convidados numa igreja e a boda ser numa quinta conceituada da zona? Pois... não foi nada disso...muito pelo contrário.
A cerimónia foi bem simples e intima só mesmo com presença dos pais, de ambos, na Conservatória do Registo Civil de Silves às 12H30, no dia 18 de Julho de 2009.

A minha melhor amiga foi a fotografa e não podia ter sido melhor escolhida...captou todos os momentos (apesar de amadora)...e das mil fotos, estão aqui algumas que ilustram a minha (e nossa) felicidade:

Preparada...


Casadinhos de fresco

De seguida, houve um almoço no Restaurante Cangalho (junto ao Zoo de Lagos) com um serviço de restaurante muito bom e uma linda supresa como sobremesa (a foto está no post de Fevereiro: Doces Regionais Algarvios). Até estivemos (todos)  a dançar ao som de música pimba e tudo (haha)!


O nosso bolo de casamento


Após o almoço, fizemos a visita guiada ao Zoo de Lagos por um ex-colega e amigo meu que nos mostrou todos os recantos deste espaço espectácular, durante a tarde (a quem muito agradeço). Sabem, eu já conhecia este zoo há alguns anos e sempre o achei um sitio ideal para casar, principalmente esta entrada.





Nesta foto, o cavalo decidiu posar para a foto mas sem antes roubar um bocado do bouquet (hahaha):




E depois de termos visto os inúmeros animais, fomos alimentar os lémures:







E à noite, juntamos os nossos melhores amigos, para jantar, num restaurante de rodízio Brasileiro em Portimão (o meu maridinho nessa altura já tinha vestido uma roupa mais confortável, mas eu continuei com o meu adorável vestidinho e até atirei o bouquet de flores para as solteiras...haha).




A noite de núpcias foi no Hotel Oriental, num quarto com vista para o mar, em frente à praia da Rocha (oferta das minhas amigas), decorado com pétalas de rosa.





Na verdade, o dia do nosso casamento foi um dos dias mais bonitos da minha vida, para sempre recordar...




quarta-feira, 6 de julho de 2011

Aventuras e desventuras no mês de Junho (passeio de barco, "Rally Paper", ilha da Culatra)

As minhas (poucas) folgas foram passadas na praia, a fazer um passeio de barco desde Portimão até Armação, num Rally Paper, ir ao shopping novo de Portimão com os pais, jantares com o maridão a beber cidra (desde que provei na Grã-Bretanha, gostei, agora não quero outra coisa...haha) e a comer caracóis, almoçar com os sogros nos dias dos anos deles e um fim de semana bestial, passado na Ilha da Culatra, com um grupo de amigos.

No passado dia 3 de Junho fui dar um passeio de barco, pelo barlavento da costa Algarvia, com uma das minhas melhores amigas.
A viagem começou às 14H30 no cais Vasco da Gama, perto do clube Naval em Portimão. Antes da partida, foram dadas algumas instruções das normas de segurança e utilização dos coletes salva-vidas, pelo comandante poliglota.


Caravela Santa Bernarda



O céu azul...o tempo quente...pouca ondulação (no cais!)...tudo parecia tão perfeito e relaxante até...
...entrarmos em pleno Oceano Atlântico onde apanhamos ondas de 2 metros. E aí...comecei a enjoar (e não...não estou grávida!) e a vomitar (que sensação horrível...nunca tal me tinha acontecido, e olhem que já andei imenso de barco).

Passamos por Ferragudo, pelas fortalezas medievais, pelo farol Ponta de Altar e depois das velas terem sido içadas, rumamos a sueste e fomos vendo as várias praias e as bonitas formações rochosas resultantes da erosão natural, como a de Algar Seco.

Igreja de Ferragudo
Forte de S.João do Arade
Praia Grande (Ferragudo)

Farol do Carvoeiro (Lagoa)

Algar Seco


Devido ao mau tempo não foi feito o passeio, nos botes pequenos, às grutas e depois, de regresso desde Armação de Pêra, fomos até ao porto de pesca de Ferragudo onde estivemos a ver as tradicionais embarcações de pesca.






No passado dia 19 de Junho fui com o maridão participar no IX Rally Paper do GADAG (Grupo Aventura e Desporto de Alcantarilha Gare, a que pertence o meu marido). Foi bem giro e cansativo (apesar de ter ficado com imensas dores nas costas, por causa de termos andando ao pé coxinho numa das provas). E apesar de termos ficado em último lugar (a equipa dos viajantes) tivemos direito a um prémio e tudo (além da gargalhada geral na atribuição do prémio do azar, durante o jantar)!

Mas, afinal, o que é um Rally Paper? Consiste numa prova, feita de carro para cumprir um determinado itinerário (partimos de Alcantarilha Gare, passamos pela rotunda de Alcantarilha, por Lagoa, por Silves, pela barragem de Silves e terminou no local inicial da partida), com uma série de perguntas que podem ser de observação (durante o percurso), de cultura geral, de quebra cabeças e das provas supresa, durante um determinado tempo.
 Após uma série de peripécias engraçadas, tais como andar para trás à procura de um número numa caixa de correio ou de tentar fazer escalada numa escaldante parede ou de tentar resolver o jogo do cubo...chegamos ao final do destino com 18 minutos de atraso (a prova era de 3 horas, fomos muito penalizados por causa disso).





No fim de semana de 25 e 26 de Junho fomos, para a ilha da Culatra, com um grupo bem fixe (eramos nove e tinhamos ainda uma bébé de 3 meses que não deu trabalho nenhum) para uma casa rústica, situada na praia dos Hangares (é uma das três principais praias da ilha, as outras são a Culatra e o Farol).

Nesta ilha, existe uma grande ocupação residente durante os meses de Verão e é parte integrante da Ria Formosa. Esta é um complexo ecossistema aquático constituído por canais que servem de local de abrigo, alimentação e nidificação de muitas espécies de aves migratórias.


Em Olhão, com vista para a ilha da Culatra

Fomos num aquatáxi, carregados de mantimentos (incluindo peixe fresco, carne e carvão para o fogareiro) e até uma cana de pesca de um dos elementos.


Demos uns belos mergulhos na pacífica ria e depois do jantar falamos até às tantas, no bar/supermercado/restaurante, em frente da casa.


Na praia dos Hangares

No dia seguinte, fizemos um exaustivo passeio até às revoltosas praias do Farol e da Culatra, onde estivemos a admirar as casas formosas, as praias e alguns barcos.


Uma das bonitas e modernas habitações locais da praia do Farol

Praia do Farol


Farol


 E no regresso, todos vinhamos com um grande sorriso na cara, de como quem diz: "Isto é que é a boa vida, no Algarve"!