segunda-feira, 18 de julho de 2011

O nosso casamento

Faz hoje dois anos que casamos...

Sabem aquelas cerimónias de casamento com 300 convidados numa igreja e a boda ser numa quinta conceituada da zona? Pois... não foi nada disso...muito pelo contrário.
A cerimónia foi bem simples e intima só mesmo com presença dos pais, de ambos, na Conservatória do Registo Civil de Silves às 12H30, no dia 18 de Julho de 2009.

A minha melhor amiga foi a fotografa e não podia ter sido melhor escolhida...captou todos os momentos (apesar de amadora)...e das mil fotos, estão aqui algumas que ilustram a minha (e nossa) felicidade:

Preparada...


Casadinhos de fresco

De seguida, houve um almoço no Restaurante Cangalho (junto ao Zoo de Lagos) com um serviço de restaurante muito bom e uma linda supresa como sobremesa (a foto está no post de Fevereiro: Doces Regionais Algarvios). Até estivemos (todos)  a dançar ao som de música pimba e tudo (haha)!


O nosso bolo de casamento


Após o almoço, fizemos a visita guiada ao Zoo de Lagos por um ex-colega e amigo meu que nos mostrou todos os recantos deste espaço espectácular, durante a tarde (a quem muito agradeço). Sabem, eu já conhecia este zoo há alguns anos e sempre o achei um sitio ideal para casar, principalmente esta entrada.





Nesta foto, o cavalo decidiu posar para a foto mas sem antes roubar um bocado do bouquet (hahaha):




E depois de termos visto os inúmeros animais, fomos alimentar os lémures:







E à noite, juntamos os nossos melhores amigos, para jantar, num restaurante de rodízio Brasileiro em Portimão (o meu maridinho nessa altura já tinha vestido uma roupa mais confortável, mas eu continuei com o meu adorável vestidinho e até atirei o bouquet de flores para as solteiras...haha).




A noite de núpcias foi no Hotel Oriental, num quarto com vista para o mar, em frente à praia da Rocha (oferta das minhas amigas), decorado com pétalas de rosa.





Na verdade, o dia do nosso casamento foi um dos dias mais bonitos da minha vida, para sempre recordar...




quarta-feira, 6 de julho de 2011

Aventuras e desventuras no mês de Junho (passeio de barco, "Rally Paper", ilha da Culatra)

As minhas (poucas) folgas foram passadas na praia, a fazer um passeio de barco desde Portimão até Armação, num Rally Paper, ir ao shopping novo de Portimão com os pais, jantares com o maridão a beber cidra (desde que provei na Grã-Bretanha, gostei, agora não quero outra coisa...haha) e a comer caracóis, almoçar com os sogros nos dias dos anos deles e um fim de semana bestial, passado na Ilha da Culatra, com um grupo de amigos.

No passado dia 3 de Junho fui dar um passeio de barco, pelo barlavento da costa Algarvia, com uma das minhas melhores amigas.
A viagem começou às 14H30 no cais Vasco da Gama, perto do clube Naval em Portimão. Antes da partida, foram dadas algumas instruções das normas de segurança e utilização dos coletes salva-vidas, pelo comandante poliglota.


Caravela Santa Bernarda



O céu azul...o tempo quente...pouca ondulação (no cais!)...tudo parecia tão perfeito e relaxante até...
...entrarmos em pleno Oceano Atlântico onde apanhamos ondas de 2 metros. E aí...comecei a enjoar (e não...não estou grávida!) e a vomitar (que sensação horrível...nunca tal me tinha acontecido, e olhem que já andei imenso de barco).

Passamos por Ferragudo, pelas fortalezas medievais, pelo farol Ponta de Altar e depois das velas terem sido içadas, rumamos a sueste e fomos vendo as várias praias e as bonitas formações rochosas resultantes da erosão natural, como a de Algar Seco.

Igreja de Ferragudo
Forte de S.João do Arade
Praia Grande (Ferragudo)

Farol do Carvoeiro (Lagoa)

Algar Seco


Devido ao mau tempo não foi feito o passeio, nos botes pequenos, às grutas e depois, de regresso desde Armação de Pêra, fomos até ao porto de pesca de Ferragudo onde estivemos a ver as tradicionais embarcações de pesca.






No passado dia 19 de Junho fui com o maridão participar no IX Rally Paper do GADAG (Grupo Aventura e Desporto de Alcantarilha Gare, a que pertence o meu marido). Foi bem giro e cansativo (apesar de ter ficado com imensas dores nas costas, por causa de termos andando ao pé coxinho numa das provas). E apesar de termos ficado em último lugar (a equipa dos viajantes) tivemos direito a um prémio e tudo (além da gargalhada geral na atribuição do prémio do azar, durante o jantar)!

Mas, afinal, o que é um Rally Paper? Consiste numa prova, feita de carro para cumprir um determinado itinerário (partimos de Alcantarilha Gare, passamos pela rotunda de Alcantarilha, por Lagoa, por Silves, pela barragem de Silves e terminou no local inicial da partida), com uma série de perguntas que podem ser de observação (durante o percurso), de cultura geral, de quebra cabeças e das provas supresa, durante um determinado tempo.
 Após uma série de peripécias engraçadas, tais como andar para trás à procura de um número numa caixa de correio ou de tentar fazer escalada numa escaldante parede ou de tentar resolver o jogo do cubo...chegamos ao final do destino com 18 minutos de atraso (a prova era de 3 horas, fomos muito penalizados por causa disso).





No fim de semana de 25 e 26 de Junho fomos, para a ilha da Culatra, com um grupo bem fixe (eramos nove e tinhamos ainda uma bébé de 3 meses que não deu trabalho nenhum) para uma casa rústica, situada na praia dos Hangares (é uma das três principais praias da ilha, as outras são a Culatra e o Farol).

Nesta ilha, existe uma grande ocupação residente durante os meses de Verão e é parte integrante da Ria Formosa. Esta é um complexo ecossistema aquático constituído por canais que servem de local de abrigo, alimentação e nidificação de muitas espécies de aves migratórias.


Em Olhão, com vista para a ilha da Culatra

Fomos num aquatáxi, carregados de mantimentos (incluindo peixe fresco, carne e carvão para o fogareiro) e até uma cana de pesca de um dos elementos.


Demos uns belos mergulhos na pacífica ria e depois do jantar falamos até às tantas, no bar/supermercado/restaurante, em frente da casa.


Na praia dos Hangares

No dia seguinte, fizemos um exaustivo passeio até às revoltosas praias do Farol e da Culatra, onde estivemos a admirar as casas formosas, as praias e alguns barcos.


Uma das bonitas e modernas habitações locais da praia do Farol

Praia do Farol


Farol


 E no regresso, todos vinhamos com um grande sorriso na cara, de como quem diz: "Isto é que é a boa vida, no Algarve"!



quinta-feira, 30 de junho de 2011

Para Doncaster...e depois Algarve!

Foi bonito ver a paisagem entre a Escócia e a Inglaterra, com os seus campos verdejantes e cheios de casinhas e animais (o cenário é tipo "figurinhas de presépio com musgo à volta"). Paramos na fronteira e vimos a muralha de Adriano (o nome foi dado em homenagem ao imperador Romano com esse nome). Esta é uma fortificação feita de pedra e madeira, construída no século II, pelas tropas Romanas para a defesa do território já conquistado (actual Inglaterra) das tribos que habitavam o norte da ilha (actual Escócia).


Fronteira da Escócia com a  Inglaterra

Depois das peripécias ao tentar encontrar o hotel em Abeford (o telemóvel deixou de ter sinal, assim ficamos sem GPS, com pouca gasolina no carro e depois quando finalmente chegamos, pensavamos nós, descobrimos que afinal existiam dois Holiday Inn  no local) e de uma noite mal dormida (o quarto era bom, mas o alarme de incêndio de um dos quartos disparou a meio da noite...provavelmente devia ser alguém a fumar...), no dia seguinte estavamos tão exaustos que, antes de irmos para o aeroporto, fomos passear apenas, e por último, em Doncaster.

Doncaster é uma cidade de Yorkshire, construída sobre um forte Romano do século I e é a principal via entre Londres e Edinburgo.

Visitamos a igreja principal e um mercado de legumes e de peixe, metemos-nos nas ruelas, vimos os bonitos edificios, comemos mais uns pastéis da Cornualha e os tradicionais scones (nem sabia que haviam scones integrais...), antes de entregarmos o carro alugado e embarcarmos no aeroporto.








A igreja de St. George é muito bonita, tanto por dentro (com lindos vitrais) como por fora e foi reconstruída em 1858, por Sir George Scott, a partir de uma antiga igreja incendiada do século XII.





Vitral e fachada principal da Igreja

O aeroporto Robin Hood  está situado a 6 Km a sudeste de Doncaster. Foi fundado em 1915, fechou em 1995 e reabriu 10 anos depois. Os voos a partir daqui para Faro são bem recentes (só existem há dois anos pela Ryanair). Tivemos ainda tempo para beber o último hot chocolat e treinar o nosso Inglês com um casal de cidadãos Britânicos muito simpáticos (aliás todas as pessoas foram extremamente bem educadas e simpáticos connosco em toda a Grã-Bretanha).


Escultura à entrada do aeroporto

E regressamos felizes da vida, para Faro, por voltar ao clima algarvio e conduzir pela direita (principalmente o meu marido...haha...) depois de ter conhecido as terras de sua majestade, o seu mundo, a sua cultura e um pouco da sua história!