quarta-feira, 6 de julho de 2011

Aventuras e desventuras no mês de Junho (passeio de barco, "Rally Paper", ilha da Culatra)

As minhas (poucas) folgas foram passadas na praia, a fazer um passeio de barco desde Portimão até Armação, num Rally Paper, ir ao shopping novo de Portimão com os pais, jantares com o maridão a beber cidra (desde que provei na Grã-Bretanha, gostei, agora não quero outra coisa...haha) e a comer caracóis, almoçar com os sogros nos dias dos anos deles e um fim de semana bestial, passado na Ilha da Culatra, com um grupo de amigos.

No passado dia 3 de Junho fui dar um passeio de barco, pelo barlavento da costa Algarvia, com uma das minhas melhores amigas.
A viagem começou às 14H30 no cais Vasco da Gama, perto do clube Naval em Portimão. Antes da partida, foram dadas algumas instruções das normas de segurança e utilização dos coletes salva-vidas, pelo comandante poliglota.


Caravela Santa Bernarda



O céu azul...o tempo quente...pouca ondulação (no cais!)...tudo parecia tão perfeito e relaxante até...
...entrarmos em pleno Oceano Atlântico onde apanhamos ondas de 2 metros. E aí...comecei a enjoar (e não...não estou grávida!) e a vomitar (que sensação horrível...nunca tal me tinha acontecido, e olhem que já andei imenso de barco).

Passamos por Ferragudo, pelas fortalezas medievais, pelo farol Ponta de Altar e depois das velas terem sido içadas, rumamos a sueste e fomos vendo as várias praias e as bonitas formações rochosas resultantes da erosão natural, como a de Algar Seco.

Igreja de Ferragudo
Forte de S.João do Arade
Praia Grande (Ferragudo)

Farol do Carvoeiro (Lagoa)

Algar Seco


Devido ao mau tempo não foi feito o passeio, nos botes pequenos, às grutas e depois, de regresso desde Armação de Pêra, fomos até ao porto de pesca de Ferragudo onde estivemos a ver as tradicionais embarcações de pesca.






No passado dia 19 de Junho fui com o maridão participar no IX Rally Paper do GADAG (Grupo Aventura e Desporto de Alcantarilha Gare, a que pertence o meu marido). Foi bem giro e cansativo (apesar de ter ficado com imensas dores nas costas, por causa de termos andando ao pé coxinho numa das provas). E apesar de termos ficado em último lugar (a equipa dos viajantes) tivemos direito a um prémio e tudo (além da gargalhada geral na atribuição do prémio do azar, durante o jantar)!

Mas, afinal, o que é um Rally Paper? Consiste numa prova, feita de carro para cumprir um determinado itinerário (partimos de Alcantarilha Gare, passamos pela rotunda de Alcantarilha, por Lagoa, por Silves, pela barragem de Silves e terminou no local inicial da partida), com uma série de perguntas que podem ser de observação (durante o percurso), de cultura geral, de quebra cabeças e das provas supresa, durante um determinado tempo.
 Após uma série de peripécias engraçadas, tais como andar para trás à procura de um número numa caixa de correio ou de tentar fazer escalada numa escaldante parede ou de tentar resolver o jogo do cubo...chegamos ao final do destino com 18 minutos de atraso (a prova era de 3 horas, fomos muito penalizados por causa disso).





No fim de semana de 25 e 26 de Junho fomos, para a ilha da Culatra, com um grupo bem fixe (eramos nove e tinhamos ainda uma bébé de 3 meses que não deu trabalho nenhum) para uma casa rústica, situada na praia dos Hangares (é uma das três principais praias da ilha, as outras são a Culatra e o Farol).

Nesta ilha, existe uma grande ocupação residente durante os meses de Verão e é parte integrante da Ria Formosa. Esta é um complexo ecossistema aquático constituído por canais que servem de local de abrigo, alimentação e nidificação de muitas espécies de aves migratórias.


Em Olhão, com vista para a ilha da Culatra

Fomos num aquatáxi, carregados de mantimentos (incluindo peixe fresco, carne e carvão para o fogareiro) e até uma cana de pesca de um dos elementos.


Demos uns belos mergulhos na pacífica ria e depois do jantar falamos até às tantas, no bar/supermercado/restaurante, em frente da casa.


Na praia dos Hangares

No dia seguinte, fizemos um exaustivo passeio até às revoltosas praias do Farol e da Culatra, onde estivemos a admirar as casas formosas, as praias e alguns barcos.


Uma das bonitas e modernas habitações locais da praia do Farol

Praia do Farol


Farol


 E no regresso, todos vinhamos com um grande sorriso na cara, de como quem diz: "Isto é que é a boa vida, no Algarve"!



quinta-feira, 30 de junho de 2011

Para Doncaster...e depois Algarve!

Foi bonito ver a paisagem entre a Escócia e a Inglaterra, com os seus campos verdejantes e cheios de casinhas e animais (o cenário é tipo "figurinhas de presépio com musgo à volta"). Paramos na fronteira e vimos a muralha de Adriano (o nome foi dado em homenagem ao imperador Romano com esse nome). Esta é uma fortificação feita de pedra e madeira, construída no século II, pelas tropas Romanas para a defesa do território já conquistado (actual Inglaterra) das tribos que habitavam o norte da ilha (actual Escócia).


Fronteira da Escócia com a  Inglaterra

Depois das peripécias ao tentar encontrar o hotel em Abeford (o telemóvel deixou de ter sinal, assim ficamos sem GPS, com pouca gasolina no carro e depois quando finalmente chegamos, pensavamos nós, descobrimos que afinal existiam dois Holiday Inn  no local) e de uma noite mal dormida (o quarto era bom, mas o alarme de incêndio de um dos quartos disparou a meio da noite...provavelmente devia ser alguém a fumar...), no dia seguinte estavamos tão exaustos que, antes de irmos para o aeroporto, fomos passear apenas, e por último, em Doncaster.

Doncaster é uma cidade de Yorkshire, construída sobre um forte Romano do século I e é a principal via entre Londres e Edinburgo.

Visitamos a igreja principal e um mercado de legumes e de peixe, metemos-nos nas ruelas, vimos os bonitos edificios, comemos mais uns pastéis da Cornualha e os tradicionais scones (nem sabia que haviam scones integrais...), antes de entregarmos o carro alugado e embarcarmos no aeroporto.








A igreja de St. George é muito bonita, tanto por dentro (com lindos vitrais) como por fora e foi reconstruída em 1858, por Sir George Scott, a partir de uma antiga igreja incendiada do século XII.





Vitral e fachada principal da Igreja

O aeroporto Robin Hood  está situado a 6 Km a sudeste de Doncaster. Foi fundado em 1915, fechou em 1995 e reabriu 10 anos depois. Os voos a partir daqui para Faro são bem recentes (só existem há dois anos pela Ryanair). Tivemos ainda tempo para beber o último hot chocolat e treinar o nosso Inglês com um casal de cidadãos Britânicos muito simpáticos (aliás todas as pessoas foram extremamente bem educadas e simpáticos connosco em toda a Grã-Bretanha).


Escultura à entrada do aeroporto

E regressamos felizes da vida, para Faro, por voltar ao clima algarvio e conduzir pela direita (principalmente o meu marido...haha...) depois de ter conhecido as terras de sua majestade, o seu mundo, a sua cultura e um pouco da sua história!



terça-feira, 28 de junho de 2011

Edinburgh, capital da Escócia

Edinburgh, considerada como "uma das cidades mais vibrantes da Europa", capital da Escócia desde o século XV e situada na margem sul do Rio Forth, apresenta duas zonas distintas: a zona antiga medieval (classificada como Património da Humanidade em 1995) e o esplendor da zona nova de estilo georgiano (com fachadas de linhas direitas e simétricas). A North Bridge (1772) é a principal ligação entre ambas.


Vista da zona antiga e North Bridge


Uma das vistas do castelo sobre a zona nova

De grande riqueza histórica, mas não perdida no tempo, esta cidade é ao mesmo tempo moderna e cheia de atracções, onde o novo e o velho se conjugam em harmonia.


Fachada do hotel The Glasshouse

Ficamos hospedados duas noites numa pequena mas boa residencial (Adelphi Hotel)  na zona de Leith, situada junto ao porto de Edinburgh. Por apenas 35 £ por noite, tivemos direito a um amplo quarto com cama de casal e casa de banho privativa.

O nosso quarto (simples mas muito romântico)

A partir de Leith, percorremos as imensas ruas, a pé, vendo os edificios bonitos (muitos deles foram restaurados há pouco tempo...bares, igrejas, catedrais, hotéis...) e as modernas esculturas  até ao castelo.


Figuras da fachada de um bar
Fachada de edificios


Fachada da entrada de uma igreja



A sua principal atracção é, sem dúvida, o castelo medieval que domina o horizonte da cidade mas existe um outro que é a residência oficial da Rainha na Escócia: Holyrood Palace. Este último foi construído pelo rei Jaime IV, nos terrenos de um convento, no século XV, tendo sido remodelado depois no século XVII por D. Carlos II (o marido da nossa Catarina de Bragança, que não deixou descendentes).

Holyrood Palace (vista a partir de Calton Hill)


 O castelo medieval está situado no centro de um vulcão extinto e possui vários edificios desde o século XII até ao século XX, tendo servido como fortaleza, residência real (até 1603) e até como prisão.

Fachada do enorme castelo medieval

E a partir das muralhas tem-se uma vista fantástica sobre toda a cidade com os seus imensos edificios acinzentados, com o rio no fundo da paisagem. Vimos as várias atracções: a Governor's House (oferta para o governador em 1742), o Mons Meg (enorme canhão de 1449), as celas da prisão (onde estiveram detidos prisioneiros da guerra contra a França, as marcas deixadas nas portas são impressionantes), o grande salão (do séc. XV, tem o tecto feito de vigas de madeira e as paredes com armas e obras de arte, onde se reunia o parlamento Escocês até ao século XVII), a St. Margaret Chapel (o edificio mais antigo de todo o castelo) e o palácio (onde a Rainha Maria dos Escoceses "deu à luz" o rei Jaime VI e onde estão guardadas as jóias da coroa Escocesa, bem mais simples do que as de Inglaterra).





Paredes do grande salão






E depois do almoço, fomos até a outro imperdível (e muito bonito) local da cidade: Calton Hill, sede do governo Escocês, localizado numa colina no centro da cidade.


City Observatory


Aqui existe um partenon semi-acabado, concebido como o monumento nacional aos mortos das guerras Napoleónicas em 1822, mas que nunca chegou a ser terminado por falta de verbas.


Monumento Nacional


Também existe uma torre designada por Nelson Monument que comemora a vitória Britânica em Trafalgar (1816), o City Observatory (1818), o Dugald Stewart Monument (dedicado a um filósofo Escocês, é o cartão postal da cidade) e o Royal High School (criado no século XIX, é o centro da democracia Escocesa e para a criação de um Governo próprio).


Nelson Monument
Dugald Stewart Monument

E depois de umas boas risadas (foi a primeira que utilizamos um tripé) fomos para Inglaterra!