terça-feira, 7 de junho de 2011

Londres VI (Windsor)

No dia seguinte (e último em Londres) decidimos ir a Windsor, onde existe o castelo habitado mais antigo do mundo e a residência oficial da Rainha e familia Real. Este castelo foi construído com o objectivo de proteger a entrada ocidental de Londres, num local elevado e a pouca distância da outra base (a Torre de Londres, falada num post anterior), pelo Rei William, em 1070.

Depois de termos saído na estação de Victoria Station, apanhamos o metro para Paddington, aí apanhamos o comboio em direcção a Slough e aí apanhamos outro comboio para Windsor. O percurso demorou uma hora, mas valeu bem a pena.

O castelo é lindissimo (o mais bonito que vi até hoje) com os seus magnificos e luxuosos apartamentos do Estado recheados de tesouros Reais, a St George's Chapel, a Queen Mary's House...
E apesar do castelo ser bem grande e da grande área que ocupa, a cidade é bem pequena (e sem grandes atracções, à excepção de algumas lojas e restaurantes), em comparação com Londres, é claro!


Perto da entrada do Castelo

A Torre Redonda era, originalmente, feita de madeira, tendo no século XII sido reconstruída em pedra. Quando a Rainha está no castelo, aqui é hasteada a bandeira real.


Torre Redonda


Estivemos a ver a casa de bonecas da Rainha Mary que é uma delícia. Foi mesmo uma pena não poder tirar fotos, pois a casa é um espectáculo. Além de ter os móveis, os jardins, as jóias, as armaduras, os móveis todos tão perfeitos numa escala 1:12, tem também luz eléctrica, água quente, água fria e até na cave se pode encontrar vinho genuíno.  Foi desenhada, por Sir Edwin Lutyens, para a Rainha Mary (esposa do Rei George V) e concluida em 1924. Demorou 3 anos a ser executada e contou com a ajuda de 1500 artesãos.

Depois fomos ver os aposentos oficiais que são esplendorosos. Além de uma série enorme de quadros, gravuras, esculturas, livros, manuscritos e outras obras de arte (nas exposições temporárias), os apartamentos Reais apresentam grande contraste entre eles, dependente da pessoa que os ocupasse.  Ficamos muito impressionados com os salões das armas, pois muitas armas (facas, espingardas...) estavam expostas nas paredes a formarem conjuntos milimétricos e precisos, em formato circular ou na vertical.
Existem muitos outros aposentos mas não estão visitáveis ao público (à direita: estátua de Charles II):






Depois fomos visitar a St. George's Chapel: erguida nos séculos XV-XVI, é uma bonita obra gótica e local de sepultamento de 10 monarcas, incluindo o rei Henry VIII.


St. George's Chapel




Depois de termos almoçado em Windsor fomos para o centro de Londres, ver o Museu de História Natural (descrito num post anterior) e entrar no Harrods para ver as lojas (aquilo é tipo "El Corte Ingles"), em particular a parte alimentar.





Sem tempo a perder, apanhamos um autocarro e fomos ver Little Venice. É uma pequena área muito tranquila, com alguns canais de água, barcos e um lindo jardim.




No lindo jardim de Little Venice


Embora tenha ficado muita coisa por fazer, com o tempo que dispunhamos, tentamos aproveitar ao máximo esta imensa e majestosa cidade!




segunda-feira, 6 de junho de 2011

Londres V (Greenwich)

Depois fomos para Greenwich de DLR (metro de superfície). Situada fora das rotas turísticas, para quem vem visitar Londres, Greenwich está localizada a leste na margem sul do rio Tamisa, tendo sido declarada como património mundial da Unesco, em 1997. Este local, apenas a 20 minutos do centro de Londres, possui um belo parque arborizado para relaxar e onde se pode ver e apreciar os seguintes edificios: Old Royal Naval College, Queen's House, Royal Observatory e National Maritime Museum.


A meditar no parque
Vista de Greenwich

Depois de termos passeado no parque e de termos apreciado a bonita vista sobre o rio Tamisa  fomos até ao Royal Observatory Greenwich.

O meridiano zero de longitude passa pelo Royal Observatory Greenwich, tendo sido o primeiro meridiano do mundo, é uma linha imaginária que serve de referência para dividir o globo entre ocidente e oriente. O Greenwich Mean Time (GMT) ou hora de Greenwich (vulgarmente utilizada em Português), criada em 1884, é uma referência do tempo absoluto, sendo que todas as horas do mundo foram medidas por ele. Cada fuso horário estabelecido corresponde a uma faixa de 15 graus de longitude de largura.

O meu marido, com um pé no este e outro no oeste


Este observatório foi fundado em 1675 com o objectivo de desenvolver os conhecimentos astronómicos para auxiliar e melhorar a navegação. Têm lá trabalhado grandes astronómos desde Flamsteed e Halley, considerados os primeiros astronómos Reais Britânicos.


Junto ao Observatório Real

Pormenores dos telhados

Pormenor de uma escultura de uma parede

Depois da visita, em que tocamos no objecto mais antigo do mundo (com 4 500 000 000 anos!) observamos uma colecção de objectos de Astronomia e de relógios, as residências antigas dos astronómos Reais e a câmara Obscura (dispositivo óptico que projectava uma imagem, neste caso via-se a Queen's House; uma das invenções que levou ao aparecimento da fotografia), fomos almoçar num bom restaurante Italiano (para nós, o melhor restaurante de toda a viagem).

Em seguida, fomos para o National Maritime Museum, inaugurado em 1937 pelo pai da actual Rainha Isabel II, retrata séculos de história das descobertas Britânicas. Considerado por ser o melhor museu Marítimo do Reino Unido apresenta uma ampla biblioteca e uma vasta colecção de exposições, nomeadamente de objectos retirados da Alemanha após a 2ª Guerra Mundial (o que tem gerado alguma controvérsia).


Entrada do Museu Marítimo
Maquinaria de um barco do início do século XX
Exposição de barcos

Primeiro barco a motor a ultrapassar 100 mph

Esquerda: Tarbat Farol Ness, Escócia (1892); Direita: Figura de proa de navio Francês


No final da tarde, fomos fazer um belo passeio de barco de Greenwich Pier até Westminster Pier. Aproveitamos para ver todos aqueles edificios (sem sabermos o que são) e a sua belissima arquitectura:


City Hall (Câmara Municipal)



Teatro de Shakespeare


Com vista para o London Eye e o aquário


Antes de jantarmos, fomos à estação de comboio de King's Cross St. Pancras buscar os bilhetes para York. Criada em 1874, num antigo hotel,  nesta estação podem-se aqui apanhar os comboios para o norte de Inglaterra e Escócia assim como o Eurostar, para Paris, pelo canal da Mancha!


Fachada Exterior da estação

Linda escultura dentro da estação de comboio  


E antes de irmos para casa, de autocarro, fomos jantar num restaurante Português (um bitoque um bocado rijo, acompanhado de sangria, para matar saudades)!


domingo, 5 de junho de 2011

Londres IV (Westminster)

No dia seguinte, saímos de comboio bem cedo para a estação de Victoria Station e passamos bem perto de Buckingham Palace. O dia estava lindo (para a Grã-Bretanha é claro): um brilhante céu azul, com apenas algumas nuvens!

Apesar de estar fechado (eram oito da manhã, queriamos aproveitar bem o dia), não resistimos a tirar algumas fotos da mais famosa residência da familia Real. Este palácio foi construído em 1705 para o 1º Duque de Buckingham como sua residência na cidade e depois foi mandado ser transformado num grande palácio, no século XIX, para a rainha Victoria.

Portão do Palácio de Buckingham
Monumento à Rainha Victoria

Estivemos a passear no St James's Park, passamos por St Jame's Palace (construído por rei Henrique VIII num antigo hospital de leprosos, actualmente é residência do príncipe Carlos) e por Cabinet War Rooms (actualmente museu, foi o quartel general de Winston Churchill na 2ª Guerra Mundial), a ver os edificios antigos (todos eles muito bem conservados) e depois estivemos quase uma hora na fila para visitar a Westminster Abbey (mas vale a pena, pois é lindissima).


Um dos lindos parques onde passamos: St Jame's Park

St. Jame's Palace

Monumento junto à entrada de Cabinet War Rooms

Fachada dos edificios

Mais uma vez tive a frustração de não puder tirar fotos do interior da abadia de Westminster,  mas só vos digo que o tecto da nave faz lembrar a catedral de Bath (descrito num post anterior) mas numa escala bem maior (pudera, tem o tecto mais alto de Inglaterra com 31 m de altura).

Esta catedral, fundada no século XI, tem sido palco de inúmeras cerimónias reais, desde 1066 com a coroação do rei Guilherme, passando pela coroação da rainha Isabel II (em 1953, a primeira a ser transmitida pela televisão) até ao mais recente e mediático casamento real, do principe William, há apenas dois meses.

Estão sepultadas, aqui, ilustres pessoas da realeza, de cavaleiros medievais e de outras personalidades famosas. Por exemplo, aqui estão os túmulos da rainha Isabel I, rainha Mary dos Escoceses, rei Charles II, Darwin, Dickens, Newton entre muitos outros.

E todos aqueles espaços no seu interior são fantásticos: a sala do capítulo (sala, essa, octogonal com 6 enormes vitrais a toda a volta e o chão de azulejos do século XIII), o museu (que contém muitos tesouros como esculturas dos monarcas em madeira, gesso e cera), o santuário (onde são realizadas as coroações), a capela Henrique VII (do séc. XVI) e o claustro (apesar de bem simples, é o que resta da antiga igreja normanda).


Entrada Norte (onde nós entramos)

Fachada oeste da Abadia

E depois fomos tirar mais fotos do Big Ben e do Parlamento Britânico, desta vez com sol!



E fomos então para Greenwich!