terça-feira, 8 de março de 2011
Loulé
quarta-feira, 2 de março de 2011
Festival Internacional do Chocolate (Óbidos 2009)
Há dois anos que fomos visitar o Festival Internacional do Chocolate em Óbidos, mas todos os anos existe este festival, sendo o maior evento organizado por este munícipio. Este ano será de 17 de Março a 3 de Abril e esperam-se como habitualmente cerca de 200 mil pessoas. O preço do bilhete é de 7€ e funciona nos dias úteis das 15 às 23 h e ao fim-de-semana a partir das 10 h da manhã.
Óbidos é uma vila do distrito de Leiria da região centro do país.
O seu nome deriva do termo de latim: oppidum, que significa cidade fortificada, uma vez que está protegida por uma vasta área muralhada. Óbidos foi presente de casamento do rei D. Dinis à sua esposa D. Isabel de Aragão (ou Rainha Santa) no século XIII.
O castelo de Óbidos foi eleito em 2007 como uma das sete maravilhas de Portugal!
O castelo de Óbidos foi eleito em 2007 como uma das sete maravilhas de Portugal!
| Vista do Castelo e parte parcial da área muralhada e da vila |
| Vila de Óbidos |
| Moinho ao fundo (tirada de uma muralha do Castelo) |
| Decorações do Festival |
| Montras de esculturas de chocolate Uma das montras |
Experimentamos os vários tipos de sobremesas feitas com chocolate: pastel de nata com chocolate por cima, espetadas de fruta com chocolate e licor de ginja em copo de chocolate. Estava era bastante calor e não deu para mais....lol...
Além das barraquinhas das vendas dos doces havia também uma exposição do concurso das montras de chocolate, receitas de chocolate e exposições de esculturas (Titanic, A Bela e o Monstro, Romeu e Corcunda de Notre-Dame, Dom Quixote, D. Pedro e D. Inês), verdadeiras obras de arte feitas em vários tipos de chocolate e até algumas demonstrações práticas de como estas são feitas. ), verdadeiras obras de arte feitas em vários tipos de chocolate e até algumas demonstrações práticas de como estas são feitas.
| Escultura de chocolate (negro, branco e de leite): D.Quixote |
Depois demos uma volta às muralhas do castelo e à vila de Óbidos, pequena por sinal mas com uma vista muito bonita.
| Junto à entrada do Castelo |
Soube agora que também existe um Festival de Chocolate no Algarve, mais propriamente em Quarteira, junto ao calçadão e será no próximo fim-de-semana: de 5 a 7 Março, das 13 às 20H.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Armação de Pêra
Um calor...mas hoje é dia 25 de Fevereiro...pois...mas estamos no Algarve!
Um calor...uma vista fantástica...o mar em frente...o céu azul sem uma única nuvem...umas ondas porreiras para fazer surf...uma maravilha. Não é à toa que dizem que o Algarve é o segredo mais famoso da Europa, que é um paraíso, um refúgio e tem das melhores praias da Europa (já estive nas praias de Benidorme, Barcelona e Mónaco e a meu ver também concordo com isso).
As praias do Algarve foram "descobertas" no século XX pelos veraneantes atraídos pelo seu clima temperado mediterrânico (Invernos amenos e Verões longos) e pelas suas paisagens únicas e deslumbrantes.
Fartei-me de estar em casa...fui dar uma volta...tirar umas fotos...em Armação de Pêra.
Notei o contraste entre os prédios (muito bem cuidados) e as casas antigas (cheios de grafittis e semi-abandonadas), entre a tradição e a indústria de betão que nos dá o pão, entre as pessoas da terra encasacadas e os estrangeiros de calção, de chinelos e t-shirt.
Descobri um doce novo: a rendinha (basicamente é a parte de cima da tarte de amêndoa). Mas não me apeteceu, está muito calor para isso. Apeteceu-me mais uma bebida fresca: um batido de morango, numa pastelaria reaberta hoje. Pessoas de bikini e a tomarem banho (Deus me livre...água fria não é para mim e em pleno Inverno!), o som das gaivotas, a brisa do ar do mar na cara...tão bom! Depois estive a ver os inúmeros restaurantes fechados e os outros abertos com menus a partir dos 10€ com peixe e marisco fresco.
Armação de Pêra: uma terra de pescadores (parece que a lota daqui vai fechar, confidenciou-me o dono da pastelaria) ou uma terra de turismo, eleita pelo seu longo areal e águas tépidas?
Armação de Pêra, uma terra de contrastes!
As fotos estão ai...
Subscrever:
Mensagens (Atom)


