terça-feira, 8 de março de 2011

Loulé


Este post devia ter sido publicado no dia 3 de Fevereiro mas por motivos profissionais e pessoais só hoje tive tempo de publica-lo.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Festival Internacional do Chocolate (Óbidos 2009)

Há dois anos que fomos visitar o Festival Internacional do Chocolate em Óbidos, mas todos os anos existe este festival, sendo o maior evento organizado por este munícipio. Este ano será de 17 de Março a 3 de Abril e esperam-se como habitualmente  cerca de 200 mil pessoas. O preço do bilhete é de 7€ e funciona nos dias úteis das 15 às 23 h e ao fim-de-semana a partir das 10 h da manhã.

Óbidos é uma vila do distrito de Leiria da região centro do país.


O seu nome deriva do termo de latim: oppidum, que significa cidade fortificada, uma vez que está protegida por uma vasta área muralhada. Óbidos foi presente de casamento do rei D. Dinis à sua esposa D. Isabel de Aragão (ou Rainha Santa) no século XIII.
O castelo de Óbidos foi eleito em 2007 como uma das sete  maravilhas  de Portugal!

Vista do Castelo e parte parcial da área muralhada e da vila

Vila de Óbidos



Moinho ao fundo (tirada de uma muralha do Castelo)

Decorações do Festival

Montras de esculturas de chocolate





Uma das montras



Experimentamos os vários tipos de sobremesas feitas com chocolate: pastel de nata com chocolate por cima, espetadas de fruta com chocolate e licor de ginja em copo de chocolate. Estava era bastante calor e não deu para mais....lol...
Além das barraquinhas das vendas dos doces havia também uma exposição do concurso das montras de chocolate, receitas de chocolate e exposições de esculturas (Titanic, A Bela e o Monstro, Romeu e  Corcunda de Notre-Dame, Dom Quixote, D. Pedro e D. Inês), verdadeiras obras de arte feitas em vários tipos de chocolate e até algumas demonstrações práticas de como estas são feitas. ), verdadeiras obras de arte feitas em vários tipos de chocolate e até algumas demonstrações práticas de como estas são feitas. 
 

Escultura de chocolate (negro, branco e de leite): Titanic
Escultura de chocolate (negro, branco e de leite): D.Quixote

Depois demos uma volta às muralhas do castelo e à vila de Óbidos, pequena por sinal mas com uma vista muito bonita.


Junto à entrada do Castelo

Soube agora que também existe um Festival de Chocolate no Algarve, mais propriamente em Quarteira, junto ao calçadão e será no próximo fim-de-semana: de 5 a 7 Março, das 13 às 20H.


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Armação de Pêra

Um calor...mas hoje é dia 25 de Fevereiro...pois...mas estamos no Algarve!
Um calor...uma vista fantástica...o mar em frente...o céu azul sem uma única nuvem...umas ondas porreiras para fazer surf...uma maravilha. Não é à toa que dizem que o Algarve é o segredo mais famoso da Europa, que é um paraíso, um refúgio e tem das melhores praias da Europa (já estive nas praias de Benidorme, Barcelona e Mónaco e a meu ver também concordo com isso).
As praias do Algarve foram "descobertas" no século XX pelos veraneantes atraídos pelo seu clima temperado mediterrânico (Invernos amenos e Verões longos) e pelas suas paisagens únicas e deslumbrantes.

Fartei-me de estar em casa...fui dar uma volta...tirar umas fotos...em Armação de Pêra.
Notei o contraste entre os prédios (muito bem cuidados) e as casas antigas (cheios de grafittis e semi-abandonadas), entre a tradição e a indústria de betão que nos dá o pão, entre as pessoas da terra encasacadas e os estrangeiros de calção, de chinelos e t-shirt.
Descobri um doce novo: a rendinha (basicamente é a parte de cima da tarte de amêndoa). Mas não me apeteceu, está muito calor para isso. Apeteceu-me mais uma bebida fresca: um batido de morango, numa pastelaria reaberta hoje. Pessoas de bikini e a tomarem banho (Deus me livre...água fria não é para mim e em pleno Inverno!), o som das gaivotas, a brisa do ar do mar na cara...tão bom! Depois estive a ver os inúmeros restaurantes fechados e os outros abertos com menus a partir dos 10€ com peixe e marisco fresco.
Armação de Pêra: uma terra de pescadores (parece que a lota daqui vai fechar, confidenciou-me o dono da pastelaria) ou uma terra de turismo, eleita pelo seu longo areal e águas tépidas?
Armação de Pêra, uma terra de contrastes!
As fotos estão ai...