Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades no Algarve. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades no Algarve. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval de Alte


Apesar do mau tempo, bastante chuva e alguma trovoada que se tem feito sentir nestes últimos dias, fomos ver o desfile de Carnaval em Alte, esta tarde.


Trata-se de um Carnaval bastante tradicional, uma vez que toda a produção (confecção e elaboração) dos fatos e carros alegóricos é feita pelos grupos participantes, sem recurso a empresas especializadas, bem originais. O bilhete custou 1,5€.

GUARDIÕES DE PORTUGAL

 





DUENDES









BIFES EM ALTE






PRÉ-HISTÓRIA 






TROPICAL








PEIXES







  PIRATAS




INDIA












Loulé


Este post devia ter sido publicado no dia 3 de Fevereiro mas por motivos profissionais e pessoais só hoje tive tempo de publica-lo.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Armação de Pêra

Um calor...mas hoje é dia 25 de Fevereiro...pois...mas estamos no Algarve!
Um calor...uma vista fantástica...o mar em frente...o céu azul sem uma única nuvem...umas ondas porreiras para fazer surf...uma maravilha. Não é à toa que dizem que o Algarve é o segredo mais famoso da Europa, que é um paraíso, um refúgio e tem das melhores praias da Europa (já estive nas praias de Benidorme, Barcelona e Mónaco e a meu ver também concordo com isso).
As praias do Algarve foram "descobertas" no século XX pelos veraneantes atraídos pelo seu clima temperado mediterrânico (Invernos amenos e Verões longos) e pelas suas paisagens únicas e deslumbrantes.

Fartei-me de estar em casa...fui dar uma volta...tirar umas fotos...em Armação de Pêra.
Notei o contraste entre os prédios (muito bem cuidados) e as casas antigas (cheios de grafittis e semi-abandonadas), entre a tradição e a indústria de betão que nos dá o pão, entre as pessoas da terra encasacadas e os estrangeiros de calção, de chinelos e t-shirt.
Descobri um doce novo: a rendinha (basicamente é a parte de cima da tarte de amêndoa). Mas não me apeteceu, está muito calor para isso. Apeteceu-me mais uma bebida fresca: um batido de morango, numa pastelaria reaberta hoje. Pessoas de bikini e a tomarem banho (Deus me livre...água fria não é para mim e em pleno Inverno!), o som das gaivotas, a brisa do ar do mar na cara...tão bom! Depois estive a ver os inúmeros restaurantes fechados e os outros abertos com menus a partir dos 10€ com peixe e marisco fresco.
Armação de Pêra: uma terra de pescadores (parece que a lota daqui vai fechar, confidenciou-me o dono da pastelaria) ou uma terra de turismo, eleita pelo seu longo areal e águas tépidas?
Armação de Pêra, uma terra de contrastes!
As fotos estão ai...










domingo, 13 de fevereiro de 2011

Doces regionais Algarvios (Doce Fino, D. Rodrigo)

Tal como prometido no post anterior venho aqui falar dos doces regionais algarvios!
Como algarvia que sou, alguma da minha familia tem a cargo o fabrico dos doces regionais algarvios e toda a minha infância (e adolescência) vi tios, primos e amigos no fabrico destes bolos, o seu ganha pão.

Depois da apanha da amêndoa, estas podem ser vendidas com ou sem casca, inteiras ou móidas. Constituída por 55% de gordura, 25% de proteína e 8% de hidratos de carbono, além de cálcio, ferro, fosforo e vitamina B, pode-se assim afirmar que a amêndoa é um fruto seco muito rico e dos mais completos nutricionalmente.


Bolos regionais Doce Fino
As amêndoas devem ser peladas antes de serem trabalhadas: deixa-las em água quente durante 5 minutos. Depois podem ser torradas e picadas várias vezes, pelo menos três,  até obter um fino pó de amêndoa. Coloca-se 500 g de açúcar com 800 ml de água num tacho anti-aderente e leva-se a lume brando até ferver, mexendo sempre. Quando estiver em ponto de fio (ao levantar a colher "faz um fio") adicionar 500 g de pó de farinha de amêndoa e mexer bem. Retirar do lume e deixar arrefecer. Amassar a massa ainda morna. Quando estiver fria fazer uma bola e deixar descansar até ao dia seguinte para poder modelar as várias figuras.
Estas podem ser recheadas com fios de ovos ou ovos moles. Pode-se também adicionar chocolate em pó à massa ou corantes alimentares para dar cor à massa ou na pintura das várias figuras.


Bolos regionais de Doce Fino (oferta do restaurante no dia do
 meu casamento)


D. Rodrigo
Os Dom Rodrigo são outro exemplo de bolo regional algarvio. Diz a lenda, que estes bolos foram confeccionados, pela primeira vez, no antigo convento de S. José, em Lagoa. Uma jovem plebeia apaixonou-se por um fidalgo chamado Dom Rodrigo. Como tal união não era possível, a jovem refugiou-se no convento e dedicou a sua vida a criar um doce, parecido com o amado. Os fios de ovos faziam lembrar os seus cabelos ondulados, a canela fazia lembrar a cor dos seus olhos e eram envolvidos por papel prata, para lembrar a armadura do seu cavalo.

Um dos melhores Dom Rodrigo que comi até hoje (Quinta dos Avôs, 07/07/11)

Feitos com uma mistura de fios de ovos, ovos moles, amêndoas peladas e canela aqui estão as suas receitas:
Para os fios de ovo: separam-se uma dúzia de gemas das claras e junta-se uma clara às gemas, que deverão ser cortadas com um garfo e passadas por um coador. Ao lume, coloca-se 500 gramas de açúcar a 2,5 dl de água até fazer "ponto de pérola". As gemas deverão ser colocadas num funil fino (também pode ser utilizado um saleiro vazio e limpo) que deverá rodar em círculos, por cima da calda. Os fios de ovo deverão ser retirados posteriormente com um coador.
Para os ovos moles: utiliza-se uma colher de sopa de água e outra de açúcar para cada gema, acompanhado de uma casca de limão num tacho e leva-se ao lume. Quando o açúcar estiver derretido, retira-se do lume e deixa-se arrefecer, antes de colocar lá as gemas (previamente coadas). Leva-se a ferver em lume brando, tendo o cuidado de não as deixar queimar.

(Atualizado a 09 de Setembro de 2014)




segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Amendoeiras em flor...

Hoje aproveitei o último dia do mês para ir tirar umas fotos de amendoeiras em flor. Fui a Alte, Silves e Messines.
 Reza a lenda que há muitos séculos atrás, antes de Portugal existir, reinava em "Chelb" (actual  Silves) um jovem rei Mouro que se apaixonou por uma jovem vinda das terras do Norte, tendo-a desposado. Contudo, como a jovem rainha sentia tristeza de não poder ver neve, habitual na sua terra natal, o rei teve a ideia de mandar plantar amendoeiras cujo objectivo seria o facto de dar belas flores brancas e que dessem a ilusão de neve, vistas de longe, objectivo esse alcançado.

Com um céu azul e um ar fresquinho (9ºC) tirei as seguintes fotos:










A amendoeira (Amygdalus communis) é uma árvore que floresce em Janeiro, antes do aparecimento das folhas. Originária do Oriente, conseguem-se distinguir as suas variedades pela cor das flores: amarga (cor de rosa) ou doce (cor branca). Dando como fruto: a amêndoa, é a partir desta, que saem os variados doces regionais Algarvios (falarei deles num próximo post).