sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Vistas para Essaouira!




Quase três horas de viagem de autocarro, a 180 quilómetros de Marrakesh encontra-se Essaouira, uma cidade costeira  e um agradável complexo balnear, outrora chamada de "Mogador", conquistada pelos Portugueses, há cinco séculos atrás!

As muralhas, hoje existentes e o centro histórico fazem parte do património mundial da UNESCO, desde 2009!



Depois paramos no caminho para admirarmos estas cabras (sim, são mesmo cabras verdadeiras quais decorações natalícias em árvores de natal!) em cima de árvores árgan, uma das árvores mais peculiares do norte de áfrica com inúmeras vantagens e benefícios. Além da sua forte resistência, a sua madeira é muito dura, ideal para fazer carvão e usada para alimentar os animais, como camelos e cabras que as adoram (como se pode ver na foto)!

Os seus frutos podem ser ainda utilizados como alimento (sob a forma de compotas, geleias ou mel; que experimentamos na paragem seguinte: "Argan Afous"), em medicamentos e produtos cosméticos- o óleo de árgan- um dos mais importantes com reconhecidas propriedades hidratantes, vitaminicas e anti envelhecimento!







Chegamos! Era quase a hora do almoço mas antes fizemos um breve passeio, que nos fez ainda mais abrir o apetite, pelo porto de pesca e Sqalla de la Ville, uma plataforma com ameias e canhões espanhóis que servia para defender um dos lados da cidade (existe uma outra que defende o outro lado: a Sqalla du port), erguido no lugar da antiga cidadela dos Portugueses, em 1505!










Um dos locais mais económicos são as inúmeras bancas de peixe perto do porto que servem bom peixe e marisco (o nosso almoço constituído por dois peixes escalados assados, vários mariscos e chocos grelhados, salada, pão e sumos ficaram-nos por 36€ pelos três)!






O passeio continuou, vagueando pela medina, um labirinto com algumas ruas estreitas mas contrariamente a Marrakesh, bem mais calma e atravessada por algumas ruas largas e rectas, entre as quais se inclui a antiga e degradada judiaria onde ainda hoje existe a sinagoga Rabbi Haim Pinto, antes de chegarmos ao enorme areal da praia onde não resistimos a meter um pezinho (e sem grande surpresas, na verdade, pois a temperatura era semelhante à do algarve e até as raparigas que apanhavam banhos de sol estavam de biquini!). 







3 comentários:

  1. Já estou como a Andreia...cabras verdadeiras? Xiça nunca vi tal coisa!
    Adorei o post.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Sim, Andreia e Elisa! Verdadeiras cabras! Obrigada pelos vossos comentários. Beijinhos.

    ResponderEliminar