domingo, 20 de dezembro de 2015

Na cidade medieval de Trancoso!

Não, a cidade de Trancoso que vou vos falar em seguida não fica no Brasil, nem é solarenga (muito pelo contrário, pelo menos em Dezembro, quando nós lá fomos) e muito menos tem praias paradisíacas (pode é ter neve)!




Elevada a cidade em 2004, Trancoso está situada sensivelmente perto da serra da Estrela a uma altitude superior a 800 metros com muralhas defensivas de um castelo que mantém a sua traça medieval do tempo de D. Dinis!




Instalados confortavelmente no alojamento económico local D. Dinis, bem perto das muralhas da cidade, alugado pela Booking, adoramos o pequeno almoço bem servido. Por ser época de natal, serviram-nos filhoses, rabanadas, frutos secos e bolo rei além dos vulgares cereais, compotas, pães, queijos, sumos, café e leite. 

Depois fomos até ao centro histórico onde jantamos mas estava tanto frio que acabamos por voltar rapidamente para o alojamento, tendo deixado o nosso pequeno passeio no centro, para o dia seguinte!

Passeamos pelas muralhas do castelo, pela praça principal, pela capela onde o rei D. Dinis se casou e outros templos religiosos, além do pelourinho manuelino e do palácio ducal!

Nesta cidade, também, nasceu o sapateiro, poeta e profeta Gonçalo Annes Bandarra nascido em 1500 e o seu túmulo, também, se encontra ali na igreja de São Pedro!










Depois de fazermos uma cache junto às muralhas do castelo, o tempo "fechou" e fomos visitar o mercadinho de natal e no final da tarde, abrigamos-nos da chuva numa pastelaria próxima para provarmos as sardinhas doces de Trancoso, que de peixe não têm nada, mas são sim um doce conventual da região!





Já que provavelmente este será o último post do ano, aproveito, agora, para vos desejar um feliz natal e umas óptimas entradas em 2016, uma vez que deverei ter muito trabalho nestes últimos dias de dezembro e se calhar até darei algumas escapadinhas por aí...


8 comentários:

  1. Passei por Trancoso o ano passado, mas não parei. Tenho que lá voltar :)

    ResponderEliminar
  2. Belo post! Votos de um Feliz Natal para ti e para a família!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Conheço é muito bonito mas faz parte das terras " feias, fortes e frias", o Nordeste interior no seu melhor ! Um algarvio ou alentejano nada tem a ver com estas paisagens...
    Bom Ano para si e que concretize as maioria dos sonhos ( pelo menos os possiveis, como mais viagens para acrescentar pontos no seu mapa)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada a todos! Um óptimo 2016 pra vocês também. Beijos e abraços.

    ResponderEliminar
  5. Mas que blog super interessante:) Adorei e já sigo:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar