terça-feira, 1 de outubro de 2013

No castelo Haar, o maior castelo dos Países Baixos!

Como começar?

P'ra iniciar, o nosso antepenúltimo dia de viagem (das férias passadas) passou super rápido! De manhã, fomos visitar o lindíssimo Kasteel de Haar, localizado no centro dos Países Baixos, na província de Utrecht.

E entrar neste castelo foi como entrar num mundo mágico, um maravilhoso mundo, como num conto de fadas! E, apesar do tempo nublado, tiramos imensas fotografias do mesmo. Espetacular, não acham?

                


Claro que, sou suspeita, pois adoro visitar castelos e palácios! Porém, este foi/é um dos meus favoritos!



Com um fosso à sua volta, este castelo é um dos exemplares mais extraordinários do seu género e é o maior castelo dos Países Baixos!

Trata-se de um grande forte medieval com múltiplas torres, portas levadiças, canais e pontes, rodeado, por sua vez, de 135 hectares de jardins verdejantes, propícios para grandes passeios e até, mesmo, piqueniques.





Apesar das primeiras evidências da existência deste castelo remontarem ao século XIV, foi só no século XIX que o mesmo passou para o barão Van de Haar,  depois de ter sido renovado a  cargo de do famoso arquiteto neerlandês Pierre Cuypers, uma vez que o mesmo tinha entrado em declínio nos séculos anteriores e restava somente uma ruína.



Mas se o seu exterior é bonito, o interior é muito mais! Ainda por cima só são permitidas visitas marcadas e ainda existem cacifos para colocarmos obrigatoriamente todos os pertences (incluindo máquinas fotográficas, telemóveis e máquinas de filmar...arghhhh...que raiva) antes do inicio da visita guiada (em neerlandês ou em inglês, por guia audio) ao seu interior que é soberbo. Claro que fotos, nem vem-las (ódio)!



Contudo, posso-vos dizer que adorei a imensa cozinha recheada de objetos de cobre, a bonita sala de jogos, a enorme sala de jantar com a sua lareira esculpida, o faustoso quarto do barão, os tetos ricamente trabalhados e o excêntrico quarto da baronesa, este com WC incluído e com vestuário de dois famosos estilistas.
Mas o que realmente me impressionou foi o enorme hall de entrada que é, simplesmente, fantástico com a sua enorme riqueza nos detalhes (existem pequenas arcadas e corrimões, nas paredes, todos trabalhados em estilo gótico que são demais), além das várias portas todas esculpidas e com vitrais nas portadas.





Um último olhar nos fabulosos jardins antes de deixarmos o lugar e partirmos então para deixarmos o carro no aeroporto, não sem antes passarmos pela capital (fica a 30 minutos de carro) que literalmente é um caos a nível de trânsito: Amesterdão!




4 comentários: