terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Palácio de Queluz

O palácio Real de Queluz ou palácio Nacional, pertencente ao concelho de Sintra, foi uma das mais importantes residências de todo o reino. Contudo, no século XVII, Queluz não passava de uma aldeia pobre sem qualquer importância, até ser propriedade real.

A obra iniciou em 1747 aquando do anúncio de casamento entre D. Pedro III com a sua sobrinha D. Maria I, tendo sido residência de férias até 1794. Após o incêndio do Palácio da Ajuda, ficou como morada permanente da realeza.


Neste palácio viveram D.João VI e D. Carlota Joaquina,  tendo alguns dos seus filhos nascido aqui, como por exemplo D. Pedro IV (e D. Pedro I, primeiro imperador do Brasil) que nasceu e morreu no quarto D. Quixote.

Propriedade do Estado Português desde 1908, este palácio apresenta uma grande quantidade de obras valiosas: mobiliário, tapetes (Arraiolos), esculturas, telas de pintura reais, uma vasta e diversificada colecção de porcelanas europeias e chinesas assim como de louçaria.

Dos 22 aposentos visitáveis ao público o que mais gostei foi o quarto império da princesa D. Maria Francisca Benedita, irmã de D. Maria e que casou com o primogénito desta (D. José).
Desde 1957 é residência oficial dos chefes de Estado.

Junto ao Palácio

Entrada do Palácio


 
Sala do Trono


Um pormenor da sala do trono
Sala da música
Altar mor da capela


Quarto Imperio da princesa D. Maria Francisca Benedita
Louçaria Real

Corredor dos azulejos

Coche


Sala dos embaixadores

Tecto da sala dos embaixadores
Sala do despacho

Quarto D. Quixote

Tecto do toucador da rainha


Toucador da rainha




(Atualizado em Agosto 2012)


2 comentários:

  1. que engraçado, não fazia a minima ideia que este palácio era tão bonito...

    ResponderEliminar
  2. Nem eu...aliás nem fazia parte do plano original ir visita-lo nesse fds. Mas às vezes as oportunidades surgem e não devemos desperdiça-las.

    ResponderEliminar